Geral

“Clov’s o Internacionável” apresenta-se no Festival de Teatro de Santa Catarina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cia de Teatro Lá nos Fundos é o único representante do sul do estado, a participar da 17º edição do Festival Catarinense de Teatro que está acontecendo em Chapecó, até o próximo domingo, dia 17. O espetáculo será o solo de palhaço “Clov’s o Internacionável”, representando pelo ator Fabiano Peruchi. A apresentação acontece hoje, no Teatro Municipal de Chapecó Plínio Arlindo De Nes, às 20h30min.

O Festival é promovido pela Federação Catarinense de Teatro, Fecate, e iniciou no último dia 9. Nesta edição o evento recebeu um número recorde de inscrições, 74, 18 foram selecionados para 26 apresentações. Segundo Fabiano Peruchi, o festival é itinerante, e um momento de troca entre os grupos. “Todos teatreiros de Santa Catarina se encontram para discutir a respeito do fazer teatral e das políticas públicas na área do teatro catarinense, também apresentar seus trabalhos”, explica.

Os grupos também participam mesas de debates sobre cada espetáculo apresentado durante o festival, que terá a participação dos debatedores Marcelo Bones (MG) e Marisa Naspolini (SC), e à todo o público teatreiro interessado em conhecer um pouco mais os bastidores da criação teatral. O debate sobre o espetáculo Clov’s O Intenacionável está marcado para sala de debates no Teatro Municipal de Chapecó Plínio Arlindo De Nes, às 14horas.

Quem é Fabiano Peruchi?

É artista com mais de 20 anos de carreira. Palhaço, ator, produtor da Cia Teatro Lá Nos Fundos, trabalhou durante 10 anos no grupo de teatro Cirquinho do Revirado. Iniciou no teatro amador em 1989 no extinto Grupo Calderón De Lá Barca. Foi um dos primeiros professores de teatro da Fundação Cultural de Criciúma no início da década de 1990, atuou em Florianópolis e estudou. Em 1997 estudou na cidade do Rio de Janeiro na Escola de Teatro Martins Pena, onde tira seu registro profissional, foi coordenador durante dois anos do Grupo ATIVIDADE 8 da UNESC.

Homenagem para o sul do estado

A 17 edição do Festival Catarinense de Teatro homenageia Valentim Schmoeler, natural de Tubarão, onde nasceu em 09 de janeiro de 1956. A vida artística foi iniciada em Imbituba. Grande parte da sua carreira artística construída em Itajaí (SC) onde atuou como ator, diretor e dramaturgo em diversos grupos teatrais. Lá ele fundou o seu grupo de teatro. Dentre os trabalhos já realizados, destacam-se os espetáculos: III Reich: Terror e Miséria (2012), O Castelo da Bruxolândia (2012), Caras e Coroas (2012), Bailei na Curva (2011), O Auto da Compadecida (2010), As Pessoas de minha Pessoa (2009), A Megera Domada (2009), Assuntos de Família (2008), Society Brasil (2007), O Rapto das Cebolinhas (2007), O Amor é uma Flor Roxa (2007), Itajaí: Lambreta, Brilhantina e Rock’n Roll (2007), Um Trem para Itajaí City (2006), Pluft, o Fantasminha (2005), O Noviço (2004), E despertou a primavera (2003), Greta Garbo, quem diria (2002).

Colaboração: Antonio Rozeng