Sem Categoria

Cobra é encontrada dentro de couve-flor por moradora de Porto Belo, em SC

A hipótese é que o animal estava dentro do legume por se alimentar de lesmas e caracóis

Divulgação

Uma cobra foi encontrada em uma couve-flor nesta quinta-feira (30), em Porto Belo, Litoral Norte Catarinense. A moradora encontrou a jararaca-dormideira no momento em que ia cortar a hortaliça. A espécie não é venenosa.

— A cobra subiu em sua mão, onde rapidamente soltou a hortaliça e embrulhou em uma sacola plástica.

De acordo com o biólogo Christian Raboch, entrevistado pelo G1 sobre o caso, o animal é inofensivo. Se trata de uma Dipsas mikanii e, segundo o estudioso, é considerada juvenil. Porém, ela pode ser confundida com uma jararaca, que é venenosa e uma das principais responsáveis por acidentes com picadas no Brasil.

Animais da mesma espécie da jararaca-dormideira podem chegar a 50 centímetros. Ele explicou o porquê a cobra estava na couve-flor:

— Ela se alimenta de lesmas e caracóis. Por isso estava ali dentro.

Após ser capturada, a cobra foi encaminhada para o sítio de reabilitação do Grupo de Operações e Resgate, onde será examinada e, posteriormente, solta em seu habitat natural.

Esta foi a segunda cobra encontrada dentro da embalagem deste legume em uma semana em Santa Catarina. Um animal da mesma espécie apareceu na cozinha de uma moradora de Florianópolis, na última sexta-feira (24). Patrícia Stenay, de 54 anos, diz que o animal saiu do legume e ficou parado na pia da casa. Com ajuda de um vizinho, ela conseguiu colocar a cobra em uma garrafa de plástico e levou o animal até uma área de mata, onde ele foi solto.

O que fazer em caso de picada de cobra?

Não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar?

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Sol deve aparecer com nuvens em SC nesta quarta, mas ainda há chance de chuva

Temperatura máxima deve chegar a 28°C no Oeste.

Governo sanciona lei que institui política de ressocialização de presos e egressos do sistema prisional em SC

Considerado modelo de ressocialização de presos no país, o estado de Santa Catarina passa a contar com uma Política Estadual de Incentivo à Reinserção Social de Apenados e Egressos do Sistema Prisional.

Lei proíbe uso de animais em testes de produtos cosméticos, higiene e perfumes em SC

Quem infringir a determinação está sujeito a sanções previstas no artigo 72 da Lei de Crimes Ambientais

Praias voltam a ter movimento intenso mesmo com restrições contra a Covid-19 em SC

Banhistas deitaram e sentaram na faixa de areia de praias em Florianópolis, o que é proibido.