Política

Cobrança de iluminação pública por cooperativa é discutida pelos vereadores

Foto: Antonio da Luz

Foto: Antonio da Luz

Os vereadores de Lauro Müller receberam na Sessão Ordinária desta segunda-feira (5), às 19h, o presidente e o consultor da Coopercocal, Altair Lourival de Melo e Esmezenrique Giordani Nunes, respectivamente, para esclarecer sobre a cobrança da taxa de iluminação pública dos consumidores da região de Morro da Palha.

O convite partiu do vereador Helder Velho (PMDB), por meio do Requerimento nº 3/2014, após receber reclamações dos consumidores sobre o alto valor cobrado nas faturas de energia, relativos a taxa de iluminação pública.

Segundo o consultor a cooperativa atende hoje naquela região 28 consumidores. Para ele a solução do problema depende da reformulação da tabela de valores utilizada atualmente. “Essa tabela foi criada no ano de 2002. Ela muito restrita e não especifica às categorias de consumidores, apenas refere-se a consumidor residencial e comercial. Precisamos incluir nela os industriais e também os rurais”, explicou.

Ainda conforme Nunes, a cobrança iniciou a menos de um ano, depois que a cooperativa foi fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Eletrica (Anel), que exigiu que o procedimento fosse adotado. Ele também informou que são arrecadados mensalmente R$ 280,00 que são depositados em uma conta da Prefeitura de Lauro Müller e que deste valor retorna para a cooperativa R$ 229,00. Registrou ainda, que além de Lauro Müller a Coopercocal tem consumidores em Morro da Fumaça e Orleans, cujas prefeituras também foram notificadas da mesma situação.

Indicações

Nº 95/2014 do Vereador Valmir Cesconetto, Reformar a ponte pênsil localizada próximo a residência do senhor Osmar Justi, em Quilômetro Cento e Sete. Justificativa: O assoalho da ponte está bastante danificado e já não permite que as pessoas passem pelo local. Moradores que necessitam fazer a travessia, agora precisam percorrer um longo trecho.

Nº 96/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, instalação de guarda volumes nas salas de aula das escolas municipais. Justificativa: os armários servirão para que os alunos deixem seus materias nas escolas, evitando assim, carregar peso em suas mochilas, o que já está comprovado, acaba comprometendo a saúde, ocasionando lesões na coluna cervical.

Nº 97/2014 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, Determinar à Secretaria de Obras a roçada das margens da Estrada Geral de Santa Rosa, especialmente no trecho do “Morro dos Nesi”.

Nº 98/2014 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, Patrolar e revestir com areão a Estrada Geral de Farroupilha.

Nº 99/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, Providenciar a limpeza nas proximidades do campo de futebol, próximo a residência do senhor João Ildo Benedet, no bairro Arizona.

Nº 100/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, Construção de uma drenagem na Rua sem denominação que dá acesso ao campo de futebol, próximo ao estabelecimento comercial Kiko Móveis, no bairro Arizona. Justificativa: esta referida rua por ter um declive muito acentuado, em dias de chuva as águas pluviais não comportam as canaletas e invadem as residências. Por isso pedimos o atendimento ao exposto para a solução imediata deste problema.

Pedido de Informações

Nº 5/2014 do Vereador Helder Velho, informar a esta Casa qual o valor da obra de construção do Centro de Educação Infantil de Barro Branco, incluindo a contrapartida do município, bem como, em qual etapa a obra se encontra e qual o prazo para sua conclusão.

Ordem do Dia

Foram aprovados por unanimidade em única votação os projetos de leis ordinárias, de autoria do Executivo, nº 17/2014, que "ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR AO ORÇAMENTO VIGENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" e nº 18/2014 de autoria do vereador Ronaldo da Silva, que "DENOMINA DE ADEMIR DA SILVA A RUA S/D 219, JOÃO LEANDRO II, A RUA S/D 62 E ALAENIR JANUÁRIO A RUA S/D 51 NO BAIRRO ARIZONA, MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Confira no áudio abaixo a sessão desta segunda-feira, na íntegra.