Trânsito

Cobrança do rotativo em Laguna, começa na semana que vem

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

A empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Laguna, Consórcio Zona Azul Brasil/Serrana, prorrogou por mais uma semana o início da cobrança, que estava marcado para ontem. O funcionamento pleno do serviço terá início no dia 20, próxima segunda-feira.  

Com a ampliação do prazo, os motoristas terão mais alguns dias para se informar sobre o funcionamento do sistema e os moradores do Centro Histórico, para se cadastrarem no direito à gratuidade de uma vaga.

Para isso, os moradores do Centro Histórico devem procurar o setor de Protocolo da prefeitura, para receber isenção do estacionamento rotativo. Cada residência tem direito a uma vaga gratuita na rua onde reside. “Não pode ser em qualquer rua do Centro Histórico, tem que ser na rua que a pessoa mora. E os estabelecimentos comerciais não têm direito”, explica o comandante da Guarda Municipal, Denei Deni.

Para solicitar o benefício, o morador deve levar uma cópia atualizada da matrícula do imóvel; cópia de documento de identificação; parecer da Secretaria de Planejamento ou Iphan de que não pode construir garagem; documento do veículo; se for imóvel locado, cópia do contrato de locação, com firma reconhecida; se for emprestado, declaração do proprietário ou contrato de comodato, com firma reconhecida. 

Se o morador não tiver o parecer sobre a impossibilidade de construir uma garagem, deve entregar toda a documentação apresentada acima e solicitar o parecer da Seplan juntamente com a análise de isenção da tarifa do rotativo. Ambos serão analisados para a decisão final.

Após a análise das documentações e definição de quais veículos serão isentos, a empresa que gerencia o estacionamento rotativo faz um cadastro eletrônico das placas. Não será necessário cartão de identificação, pois pela placa do veículo será possível detectar se é isento.

Com informações do jornal Diário do Sul