Poder Executivo

Cocal do Sul comemora a aquisição da III Área Industrial

O prefeito Magagnin assinou, nesta quarta-feira (22), contrato de operação de crédito junto ao Badesc para a aquisição de um terreno de 10 hectares.

O Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, juntamente com o secretário de Administração e Finanças e interino da pasta de Desenvolvimento Econômico, Clédio Fachin, comemoram mais uma conquista para o município. Magagnin assinou, nesta quarta-feira (22), em Florianópolis, ao lado do presidente do BADESC, José Claudio Caramori, o contrato de operação de crédito para aquisição do terreno para a instalação do III Distrito Industrial do município.

O encontro também foi acompanhado pelos deputados estaduais Silvio Dreveck e Valmir Comin, pela presidente do Legislativo de Cocal, Angela Mendes Anjo, e dos vereadores Henrique Bittencourt, Agenor Pedroso e Roseny Cittadin.

“A partir de agora estamos oficialmente autorizados a adquirir a nossa III Área Industrial. O valor da operação de credito é de R$ 1 milhão para a compra de um terreno de 10 hectares, localizado ao lado da área industrial II, na SC-442, que liga Cocal do Sul à Estação Cocal. Com este novo distrito industrial, estamos projetando Cocal do Sul para os próximos anos no seu desenvolvimento industrial. O município trabalha para a aquisição da nova área industrial desde 2014. A solicitação para liberação da operação de crédito foi protocolada em 2015 junto ao Badesc e, de lá pra cá, nós atendemos todas as exigências no decorrer do processo. Entendemos que a operação de crédito é o melhor caminho para a cidade continuar avançando, para melhorar a receita e acolher as dezenas de empresas que aguardam por esta oportunidade”, destaca o prefeito.

Hoje, Cocal do Sul possui duas áreas industriais. Uma localizada na Linha Vicentina e outra na SC-442. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico o município possui catalogadas 30 empresas que buscam uma área para se instalar. “São empresas de pequeno e médio porte, mas que em médio prazo estarão operando e gerando mais de 300 oportunidades de emprego. Por conta do incentivo municipal é grande a procura para a instalação de novas empresas no município, o que nos motiva continuar buscando alternativas para fazer com que a cidade cresça. É importante ressaltar ainda que em Cocal aproximadamente 70% da economia é baseada na indústria, com grande participação da fabricação de revestimentos cerâmicos. Fato que nos impulsiona a criar caminhos para novos seguimentos econômicos se instalarem no município”, declara Fachin.

De acordo com o prefeito, a partir de agora, a prefeitura irá fazer o parcelamento, regularização dos lotes e, posteriormente, a infraestrutura. Em seguida, as empresas que atenderem os critérios e, aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Legislativo, começam a se instalar. “Nossa previsão é para que, no início do próximo ano, o Governo Municipal comece a entregar os primeiros lotes para as empresas autorizadas”, finaliza Magagnin.

Ações em prol do Desenvolvimento Econômico

Desde 2013, o Governo Municipal trabalha com ações e investimento em infraestrutura, em prol do desenvolvimento econômico de Cocal do Sul, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Entre as iniciativas, a mais prioritária é a concessão de lotes para que as empresas tenham oportunidade de se desenvolverem tecnicamente, ampliarem o espaço físico, melhorarem a produtividade e serem mais competitivas no mercado.

O município também atua com base na Lei 1.219, de 18 de setembro 2014, que estabelece concessão e incentivos fiscais e estímulos econômicos às empresas que se instalam nos distritos industriais. “Esta iniciativa oportunizou para as empresas buscarem terrenos nos distritos industriais I e II. Neste período, foram concedidos 14 lotes para empresas do município e região construírem pavilhões e operacionalizarem o processo produtivo. Também foi feito aterro em todos os lotes pertencentes à área industrial II, beneficiando todas as empresas novas e as oito que realizaram ampliações, além da pavimentação asfáltica em um dos acessos, facilitando o tráfego no local”, explica Fachin.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul

  • bec820f37b960dee6ebb5fadc6da67ab
  • 87887cbb7707a07972daf05fcfe4c9fd
  • 12296556e6a2dc7730e3a476a4261337