Projeto atende alunos encaminhados pelo Espaço Crescer e Evoluir e ocorre no Sesc Comunidade.
Foto: Divulgação
Cocal do Sul iniciou as aulas de jiu-jitsu inclusivo voltadas a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. A atividade acontece todas as sextas-feiras, no Sesc Comunidade, com turmas nos períodos da manhã, das 9h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h.
A secretária de Saúde, Giovana Galato, avalia a iniciativa como parte do fortalecimento da rede de atendimento no município.
“O jiu-jitsu entra como um complemento importante ao trabalho já realizado com essas crianças. É uma ferramenta que contribui no desenvolvimento e amplia as possibilidades de inclusão”, afirmou.
O projeto atende, neste momento, cinco crianças, com idades entre 5 e 16 anos, em grupos reduzidos. A proposta é garantir um acompanhamento mais próximo e adequado às necessidades de cada aluno. Os participantes são encaminhados pelo Espaço Crescer e Evoluir Maximiliano Gaidzinski, que já realiza atendimentos especializados.
O professor de jiu-jitsu, faixa preta, educador físico e pós-graduado em psicomotricidade, Danilo Lopes Nasário, explica que a atividade contribui para o desenvolvimento motor e comportamental.
“O trabalho é adaptado para cada criança, respeitando limites e estimulando coordenação, foco e interação. O objetivo é promover evolução dentro do tempo de cada aluno”, disse.
As aulas contam também com o acompanhamento de Franciele Piccolo, com formação voltada ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista.
A expectativa é ampliar o número de participantes nas próximas etapas. Interessados podem procurar o Espaço Crescer e Evoluir pelo telefone (48) 3447-2343 para mais informações.
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui