Geral

Cocal do Sul inicia semana do meio ambiente com diversas ações

Em parceria entre a Fundac, Samae, Secretarias de Educação e Infraestrutura e Desenvolvimento Rural e Cirsures, programação será voltada à educação ambiental

Divulgação

O município iniciou nesta segunda-feira (31) a programação da Semana do Meio Ambiente e se estenderá até sábado (5). A parceria entre a Fundação do Meio Ambiente (Fundac), Samae, Secretaria de Educação e Infraestrutura e Desenvolvimento Rural e Cirsures, inclui plantio de mudas, visitação à Estação de Tratamento de Água (ETA), limpeza de áreas públicas, educação ambiental e recuperação de áreas verdes.

“O objetivo da nossa programação é levar para as pessoas a conscientização; qualquer ação as pessoas fizerem para cuidar do meio ambiente e contribuírem para o desenvolvimento sustentável é importante”, comenta a diretora da Fundac, Karla Pezente.

Conhecendo a Estação de Tratamento de Água

No primeiro dia, os alunos da Escola Municipal Demétrio Bettiol visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), para aprender acerca do tema água – uso sustentável, tratamento e escassez. O operador da ETA, Adilton Mazzucco, acompanhado pela equipe da Fundac, mostrou as dependências da Estação de Tratamento de Água, bem como o seu funcionamento, discorreu sobre como é realizado o tratamento, explicou a importância do recurso hídrico e alertou sobre consumo consciente da água.

“Ao final os alunos receberam uma garrafa com a água tratada do Samae e um panfleto educativo de como fazer o consumo consciente da água; essa foi a ação visa a educação ambiental, bem como conscientização sobre o consumo responsável da água, bem tão precioso a todos os seres vivos”, pontua Karla.

Programação:

Segunda-feira (31/05): Educação ambiental com a rede escolar municipal – visitação a ETA do Samae;
Terça-feira (01/06): Projeto Cidade Limpa – limpeza de áreas públicas com pontos críticos de descarte irregular de lixo;
Quarta-feira (02/06): Educação ambiental – projeto de educação ambiental com a rede escoar municipal; palestra on-line com o tema “Resíduos sólidos e a coleta seletiva de lixo”;
Sexta-feira (04/06): Evento na praça da Igreja matriz – distribuição de mudas de árvores, educação ambiental para coleta seletiva e feira de adoção de animais de rua;
Sábado (05/06): Recuperação ambiental – recuperação da árvore verde do bairro Vila Nova com recursos de multas ambientais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho em todo o mundo. O objetivo é conscientizar a população quanto à preservação dos recursos naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Através do Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou que, em todo o país, se promovesse a Semana do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho.

Notícias Relacionadas

Canadá passa Israel e agora é o 1º país que mais vacina no mundo

O gigante da América do Norte superou Israel, que vacinou 63% do seu povo e agora já tem mais de 64% dos canadenses vacinados com a primeira dose.

Confira como foi a manifestação contra Bolsonaro que aconteceu em Tubarão neste sábado (19)

Confira como foi a manifestação contra Bolsonaro que aconteceu em Tubarão neste sábado (19)

Recém-nascida é encontrada abandonada em sofá velho em Três Barras

Polícia Militar foi acionada após vizinha de casa desocupada ouvir choro da menina na madrugada deste sábado.

Serra do Rio do Rastro terá alterações de horário na segunda-feira

A partir de terça-feira, 22, o tráfego volta a ser fechado nos horários já estipulados.