Saúde

Cocal do Sul intensifica combate à dengue

Município faz ações de conscientização em escolas e alerta sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito

Divulgação

Nos últimos meses tem aumentado significativamente o número de casos de dengue em Santa Catarina. Somente em 2022 já foram registrados 47 óbitos pela doença e outros 24 casos seguem em investigação. Dessa forma, o Governo de Cocal do Sul tem intensificado o combate e as orientações à população quanto à prevenção.

Recentemente, um morador de Cocal do Sul positivou para a dengue, porém houve rápida recuperação e o indivíduo já segue com a rotina normal de trabalho. Vale ressaltar que não houve a confirmação de que este paciente foi infectado em Cocal do Sul, pois trabalha fora do município. Até o momento, não há focos do mosquito Aedes aegypti nas localidades.

Mas, por este motivo, as agentes comunitárias de saúde intensificaram as orientações sobre o combate à dengue e aumentaram o número de armadilhas, que foi possível pela contratação de um novo agente de endemias. Além de uma parceria com a Defesa Civil e uma ação da Vigilância Epidemiológica com orientações nas escolas com o mascote da dengue.

A agente de endemias, Kariny Silveira Morais, ressalta que é importante o alerta à população quanto à prevenção da dengue. “Mesmo não sabendo a origem de infecção, alertamos toda a população para os cuidados básicos de combate à dengue; não deixem de forma alguma água parada em qualquer recipiente, seja em residências ou estabelecimentos”, alerta.

Kariny lembra que na região há municípios com foco do mosquito e também com casos confirmado da doença. “Precisamos de toda a ajuda do povo de Cocal do Sul para continuarmos mantendo a cidade livre dos focos”, conclui.

A Secretaria de Saúde do município por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma ação de conscientização com o mascote da dengue, nas escolas de educação infantil Recanto Feliz, Os Amigos, Cantinho Alegre, Lourdes Carara e Pequeno Príncipe. A ação consistiu em conversar de forma lúdica com as crianças sobre os cuidados que se deve ter para combater a dengue e foi entregue um folder explicativo sobre o combate ao mosquito, para repassarem aos pais.

Conheça os sintomas da dengue

Os sintomas da dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, podem começar com a manifestação com febre alta (39º a 40ºC), de forma inesperada que pode durar de 2 a 7 dias, acompanhada com dores de cabeça, no corpo e articulações, além de sensação de fraqueza, dor nos olhos, coceira na pele, e erupção cutânea. Os sintomas mais comuns podem ser náuseas, vômito e perda de peso.

Como prevenir o proliferamente do mosquito:

As medidas de controle para prevenir a doença, é manter o domicílio sempre limpo, evitar o acumulo de água em locais abertos, como os vasos de plantas, poças de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem a devida manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampinhas de garrafa, entre outros.

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo