Educação

Cocreation e Colearning Satc: um ano positivo para as startups

Incubadora da Satc, o Colearning, encerra 2019 com 14 startups instaladas

Divulgação/Satc

A inovação deu passos importantes em 2019 na Satc. Desde o início do ano, a instituição passou por transformações desde o ensino infantil até a pós-graduação através da Plataforma Satc 2030, iniciativa que mudou a cultura do inovar na escola. Neste ano também foram implantados o Cocreation Lab e o Colearning, a pré e a incubadora da Satc, respectivamente.

O Cocreation Lab foi lançado em março deste ano e, até dezembro, 24 projetos foram pré-incubados. Ao todo, cinco foram graduados na primeira turma e outros 14 na segunda. “O Cocreation é a fase de pré-incubação, em que o empreendedor precisa de apoio, de suporte, porque muitas vezes ele tem uma ideia, mas não sabe o que fazer com ela”, explica o líder do Cocreation, Gustavo dos Santos De Lucca.

O Colearning começou no meio do ano e o número de startups triplicou desde lá. Em julho, quatro empresas deram início ao processo de incubação, e em dezembro são 14 incubadas e mais dois contratos a serem assinados. “Criciúma antes não tinha um local para as startups, hoje estas ideias têm um espaço que vai além do físico, é networking, é troca de experiencias, é sinergia”, destacou o líder do Colearning, Victor Ferro Mazzuco.

O Colearning agora passa por uma fase de expansão, já que os espaços estão todos ocupados. Segundo Mazzuco, a meta para 2020 é auxiliar os incubados no que tange à sustentabilidade das startups. “Nosso objetivo agora é faze-las caminhar com as próprias pernas”, finalizou.

Todos os projetos executados em 2019 referentes à mudança de cultura de futuro na Satc tiveram suporte no Escritório de Inovação, o Hub Office, que é um catalizador de ações inovadoras da instituição. O Hub é um dos braços da Plataforma 2030 que reúne um plano de ações institucionais alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) proposto pelas Nações Unidas (ONU).

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

Rede de Centros de Inovação de SC impulsiona o ecossistema tecnológico mesmo em ano de pandemia

Os resultados dos centros de inovação do estado e parcerias privadas demonstram que essas iniciativas têm contribuído para o desenvolvimento econômico regional, promovendo a geração de emprego e renda.

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo

Santa Catarina bate recorde na exportação de soja nos quatro primeiros meses do ano

Os embarques no primeiro quadrimestre de 2020 somaram mais de 815 mil toneladas, o maior volume dos últimos 10 anos.

Saldo positivo na abertura de empresas demonstra confiança empresarial na retomada econômica

Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições.