Saúde

Colaboradoras do Unibave serão dispensadas no horário de trabalho para realizarem o exame preventivo

O exame será feito em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans (RFCC).

Foto: Unibave

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e as mantidas da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave) estão engajados na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Para incentivar, a FEBAVE estará dispensando as suas colaboradoras, residentes de Orleans, no horário de trabalho para ir fazer o exame durante o mês de outubro.

O exame será feito em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans (RFCC) e terá colaboração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os agendamentos podem ser feitos na recepção da Coordenação/PROGRAD, com a Lidiane Alves Varmeling, que é membro da CIPA.

“As mulheres devem prestar atenção à sua saúde, e seu bem estar”, comentou Lucelena da Silva Zomer, membro da Cipa, ao fazer referência ao autoestame de palpação das mamas. Ela ainda deu destaque ao trabalho feito pelas voluntárias da RFCC. “Esses anjos de rosa, como carinhosamente são chamadas, muito contribuem na atenção à saúde da mulher”, comentou.

Conforme a Cipa, somente mulheres residentes no município de Orleans podem ser atendidas pela Rede do município. “As colaboradoras de outros municípios devem procurar a RFCC da sua cidade ou então a unidade de saúde”, informou a Helga Bertoncini Quarezemin Cruzetta, que também é membro da CIPA.

Outras ações

A Cipa-Unibave/2021 vem se envolvendo nas ações da campanha do Outubro Rosa e convoca todas as mulheres a se cuidarem. Uma série de ações serão feitas entre os dias 13 e 27 de outubro, como a iluminação da Casa de Pedra nas cores da campanha, a distribuição de flyers informativos nos setores e a veiculação de um vídeo nos canais de comunicação da instituição, produzido em parceria com o curso de Enfermagem sobre o autoexame.

Uma exposição sobre a história do câncer está sendo organizada e estará disponível a partir do dia 18, no hall das coordenações, numa parceria com os cursos de Psicologia e Educação Física. A partir do dia 13, caixas de coleta para arrecadação de alimentos estarão disponíveis próximas aos pontos eletrônicos. A ação social vai destinar as doações para pacientes atendidos pela RFCC e todos estão convidados a participar.

No dia 27, data prevista para o encerramento da campanha, será celebrada uma missa em Ação de Graças, às 17h30 na Capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).

Notícias Relacionadas

Com mais de 1,5 mil doações, Campanha do Agasalho supera expectativa em Orleans

Ação foi promovida em parceria entre a Ordem DeMolay, a CDL de Orleans e a CDL Jovem do município.

Mais uma etapa de manutenção é realizada nas Esculturas do Paredão

Centro de Qualificação Profissional promove curso de Eletricista de Distribuição, em Orleans

Pedágio arrecadará recursos para auxiliar orleanense no tratamento contra o câncer