Geral

Colégio Satc comemora Dia Mundial da Água com ações de conscientização ambiental

Turmas do Infantil e Fundamental participaram de atividades envolvendo a preservação desse recurso natural

Foto: Divulgação

A comemoração do Dia Mundial da Água movimentou o campus do Colégio Satc, nesta sexta-feira (22). Isso porque, ações de conscientização ambiental foram realizadas com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. As atividades envolveram a preservação desse recurso natural, boas práticas para a utilização da água no dia a dia, seja em casa ou na escola, e a colagem de adesivos com informações de utilização de torneiras e descargas.

O setor de Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc foi responsável pela ação levando orientação e informativos para os pequenos. “Trabalhar com as crianças é o princípio de tudo quando se fala em preservação. Nosso propósito com a atividade é de que os alunos da Satc levem essas informações para os pais, para as famílias, que acabam espalhando para toda a sociedade. E nosso papel enquanto instituição de ensino é cada vez mais falar e inserir as crianças nos assuntos ligados ao meio ambiente”, explica o coordenador do SGI da Satc, Cletson Menegon.

Para que as turmas da Educação Infantil aprendessem de forma lúdica a importância da conservação da água, exemplos do dia a dia foram abordados em uma roda de conversas. “A equipe compartilhou com as crianças situações do cotidiano deles que se utiliza a água, como o momento que tomam banho, até alimentação e escovação dos dentes. Porque é o que eles convivem e podem ter a ideia da importância da água e de como é necessário que todos conservem esse bem natural que nós temos”, destaca a coordenadora da Educação Infantil da Satc, Luciana Peruch Ferreira.

A atividade prática envolveu a colagem de adesivos de utilização da água em ambientes da escola em que as crianças identificaram. “Trouxemos adesivos coloridos, para que os alunos sempre olhem e recordem do que a gente fez hoje. Para lembrarem de apertar a torneira uma vez, quando forem no banheiro para não ficarem segurando a descarga, são pequenas ações que mudam o dia a dia da utilização da água”, relata a analista de gestão ambiental da Satc, Hemily Cancelier.

Para a pequena, Lorena Felisberto, da turma do 1º ano A, as atividades foram divertidas. “A gente aprendeu hoje como a água é importante para todos e como a gente pode cuidar para que ela não acabe. Por isso, devemos tomar nosso banho mais rápido, trazer garrafinha para tomar água na escola e vamos levar um adesivo para casa para mostrar para nossas famílias tudo isso”, conta.

Notícias Relacionadas

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Caso aconteceu em Florianópolis e segundo a Vigilância é o segundo óbito de crianças desde o início da pandemia em 2020.