Educação

Colégio Satc levou ensino e tecnologia para mais de 1,7 mil alunos da Rede Municipal de Criciúma

Por meio dos projetos, + Saber e de Robótica, estudantes do 3º ao 9º ano tiveram contato com novas experiências

Foto: SATC

Compartilhar ensinamentos e novas metodologias de aprendizagem faz parte do propósito do Colégio Satc, que em 2023 expandiu suas áreas do conhecimento para turmas da Rede Municipal de Criciúma. Em uma parceria com a Prefeitura, professores da instituição levaram educação e tecnologia para mais de 1,7 mil estudantes do 3º ao 9º ano por meio dos projetos, + Saber e de Robótica. A proposta teve como objetivo desenvolver novas habilidades, ampliar o raciocínio lógico e potencializar a criatividade dos estudantes, por meio, de um processo de aprendizagem autônomo.

A partir das aulas de robótica, a Satc esteve presente em 16 escolas com 20 turmas, atendendo mais de 400 alunos. “Nossa proposta visou o desenvolvendo de atividades makers, onde o estudante coloca a mão na massa, a partir de kits de robótica. Com isso, nossos professores uniram o ensino com o empreendedorismo, pensamento computacional e programação. Em cada turma foi desenvolvido um projeto para resolver um problema real e após a finalização foi apresentado na Mostra de Robótica no hall da prefeitura de Criciúma”, informa a coordenadora de Tecnologias Educacionais do Colégio Satc, Andreia Scarduelli.

No projeto +Saber metodologias e propostas diversificadas buscaram a recomposição de aprendizagens e revisão estratégica de conteúdos de língua portuguesa e matemática. Foram 50 escolas atendidas e mais de 1,3 mil estudantes contemplados.

“As aulas foram ministradas pelos professores da Satc, que iam até os colégios do município para encontrar os alunos. Lá as atividades envolviam o reforço dos estudantes nessas duas disciplinas chave, de modo a complementar e ampliar os conhecimentos das crianças e adolescentes, sanando possíveis defasagens por meio de trabalho pedagógico”, destaca a diretora do Colégio Satc Izes Machado Beloli.

A partir das iniciativas, a Satc estendeu suas atividades, complementando o trabalho já desenvolvido nas escolas de Criciúma. “Tivemos bons resultados no fechamento dos projetos que tivemos em 2023 e é a partir deles que conseguimos compartilhar o que a gente faz aqui dentro da Satc. É uma maneira de estender o conhecimento que a gente tem e levar essa parceria com a Prefeitura que demonstra confiança no nosso trabalho”, pontua Izes.

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais