Geral

Coleta de assinaturas supera expectativas da OAB

Mobilização em torno de campanha por reforma política movimentou a manhã de sábado, na praça Nereu Ramos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A coleta de assinaturas para a campanha federal “Eleições Limpas”, organizada pela subseção criciumense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) movimentou o centro de Criciúma neste sábado. A ação aconteceu na praça Nereu Ramos, em Criciúma, e superou as expectativas da organização. “A adesão está sendo muito boa. Muita gente se engajou à causa, buscando por mudanças na forma atual de fazer política. Estamos vivendo um momento de comoção nacional. A população brasileira está clamando pelo fim da corrupção”, conta o presidente da subseção, Luiz Fernando Michalak.

A expectativa é de que em Criciúma sejam coletadas, no mínimo, 1,2 mil assinaturas. Após esta fase, o Eleições Limpas volta a tramitar no Congresso, na intenção de entrar em vigor nas eleições de 2016. Entre as mudanças previstas pelo projeto de lei estão assuntos relativos à forma de financiar a campanha, domicílio eleitoral, liberdade de expressão e eleições majoritárias e proporcionais.

Conforme o presidente da subcomissão de Direitos Eleitorais, Pierre Vanderlinde, a adesão da comunidade surpreendeu os integrantes da Ordem. “Muita gente veio aqui por conta própria, ouviu a divulgação na mídia e saiu de casa somente para participar da campanha. As pessoas não aguentam mais políticos corruptos e tanta falta de consideração pelo povo que os elegeu”, aponta Vanderlinde.

De acordo com ele, a subcomissão presta assessoria à OAB em todos os assuntos relativos ao direito eleitoral. “Estamos aqui para tirar dúvidas da sociedade, assessorar, prestar apoio e defender os interesses da população”, pontua. Além da coleta de assinaturas, também foram entregues material informativo e adesivos.

Entre as mudanças previstas pelo Eleições Limpas estão:

Eleições hoje:
– Financiamento de empresas: as empresas doam dinheiro para as campanhas políticas e costumam se aproveitar quando o candidato se elege. A corrupção é grande.
– Muitos candidatos: Fica difícil pesquisar o passado e as propostas de todos. Foram 486 mil candidatos na última eleição para deputados e vereadores.
– Efeito Tiririca: sem perceber, você elege candidatos que não escolheu. Afinal, você está votando em chapas.
– A figura do candidato vale mais que suas propostas: em vez de votar em ideias, você vota em pessoas.
– Votação de forma injusta: que facilita a corrupção e não permite as mudanças que o Brasil precisa

Proposta do Eleições Limpas:
– Fim das doações de empresas nas campanhas: empresas ficam proibidas de financiar eleições. O financiamento passa a ser público e igual para todos. Cada cidadão brasileiro pode doar, desde que não passe de R$ 700.
– Menos candidatos: as propostas ficam claras. É possível conhecer o histórico de cada um. Assim aumenta a transparência e a fiscalização.
– Os candidatos são eleitos por voto: eles não podem mais ser “puxados” por um candidato muito votado da mesma chapa.
– Antes de votar em pessoas, você vota em ideias: o que importa são as ideias, os projetos, as propostas.
– Reforma política transparente: reforma política já, para conquistar o que a população tanto pede, um país com mais educação, saúde e segurança para todos. 

Colaboração: Samira Pereira