Geral

Coleta seletiva vai iniciar no Distrito do Rio Maina

Criciúma já atende 19 bairros com a coleta seletiva

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), inicia na próxima segunda-feira (8) o trabalho de panfletagem e conscientização referente ao processo de implantação da coleta seletiva do lixo, no Rio Maina. As abordagens iniciam na Avenida dos Imigrantes, principal via do bairro e se estende aos 28 bairros que compreendem o Distrito. A região é uma das maiores do município, com mais de 60 mil habitantes.

Este primeiro contato com a comunidade será feito por estagiários da Famcri, que vão explicar para os moradores o que é o projeto e de que forma eles podem contribuir. “A população precisa saber da importância da reciclagem do lixo. É uma responsabilidade nossa, de preservar o nosso meio ambiente, mas precisamos contar com a contribuição de todos no processo”, afirma o presidente da Fundação, Salésio Nola.

O presidente conta que o processo de panfletagem vai levar dois meses. “Depois de realizarmos este trabalho, o caminhão passará nas casas para recolher os materiais”, explica.

Criciúma já atende 19 bairros com a coleta seletiva, que uma vez por semana passa para recolher os materiais e encaminhar para a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (CTMAR), localizado no bairro Sangão.

Na CTMAR, tudo que chega é separado, prensado e depois vendido, gerando renda para mais de 10 famílias. “Além de a coleta seletiva ser uma forma de preservar o meio ambiente, é uma questão social, pois gera empregos”, ressalta.