Economia

Colheita do fumo promete render bons frutos na região

A mão de obra cara é um dos maiores empecilhos para a cultura

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara Jair De Stéfani, para este ano a previsão é de que os agricultores do município tenham uma boa safra. “O produto está sadio e de boa qualidade. Apesar da diminuição de 6% da área plantada, a estimativa é que ultrapasse 7 mil toneladas de fumo colhido”, afirma em entrevista ao Portal Satc.

Segundo o presidente, Içara possui cerca de 3.700 hectares de área plantada. “É bom para o produtor porque os investimentos são os mesmos e o lucro será maior”, ressalta De Stéfani.

O número de produtores está diminuindo a cada ano. O motivo, segundo De Stéfani, é que os filhos dos agricultores optam por ir trabalhar nas indústrias com carteira assinada e salário mensal fixo. “Os pais ficam sem mão de obra. A produção do fumo demanda muitas pessoas e a mão de obra está cara”, conta.

Em Forquilhinha, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mário Westrup, o fumo também já apresenta boa qualidade. “As plantações estão muito bonitas”, afirma. Westrup ressalta ainda que a expectativa é que o município tenha uma boa safra.

A cidade conta com cerca de 400 hectares plantados. Para o presidente, a maior dificuldade para os plantadores de fumo, hoje, é a mão de obra cara.