Mundo Animal

Coluna: Cuidados com o pet no verão

Foto: Divulgação / Internet

Que calor hein? E ainda nem estamos no verão! Mas ele está se aproximando e com isso nossos animais já vêm sofrendo com a mudança do clima.

Por isso, os cuidados com eles devem ser redobrados! Devemos principalmente mantê-los bem hidratados com água limpa e fresca à disposição.

Veja abaixo outros cuidados e dicas importantes:

– Mantenha o animal em local que tenha acesso a sombra e com boa circulação de ar;
– Não leve para passear e nem fazer exercícios físicos nos horários mais quentes do dia;
– Cuidado com o asfalto e o chão quente, causam queimaduras nas patas;
– Nunca deixe seu animal dentro do carro fechado;
– Passe protetor solar nos animais de pele clara e albinos, pois são mais propensos a desenvolverem tumores de pele.
– Cuidado com os cães de pelo curto e preto, pois acabam sofrendo mais com o calor;
– Utilize tapete gelado, próprio para animais, que ajudam a refrescar;
– Cães adoram cubos de gelo, você pode colocar na água ou dar para brincar.

Também é nesta época que os ectoparasitas são mais frequentes, como pulgas e carrapatos. Por isso, não deixe de colocar algum medicamento que projeta seu animal, como os spot on (coloque entre os pelos na região do dorso), que tem duração média de um a três meses, dependendo de sua formulação. Assim, você pode diminuir a frequência dos banhos para que eles tenham maior durabilidade no animal.

Foto: Divulgação / Internet

Deixo aqui um alerta de cuidado especial para os cães braquicefálicos, são eles: Pug, Shih tzu, Boxer, Boston Terrier, Buldogue Francês e Inglês, Pequinês entre outros.

Estes animais apresentam o focinho curto, menor abertura das narinas, crânio compacto e palato mole alongado, que dificultam a respiração e a troca de calor.

Evite passear com estes animais no calor, faça trajetos curtos e em períodos frescos, fique atento e procure atendimento veterinário a qualquer percepção de alteração física, tais como: hipersalivação, respiração ofegante, batimento cardíaco elevado, língua azulada, cansaço, fraqueza e até mesmo choque.

Ah, e não se esqueça dos cães de rua! Eles sofrem muito com a sede no verão. Ofereça água, não custa nada ajudar!

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.

Bauer, Amin e Kleinübing

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?