Saúde

Com 129 pacientes, SC tem menor número de pessoas à espera de leito UTI Covid em 45 dias

Fila está zerada no Oeste e na Grande Florianópolis, de acordo com boletim do governo do estado.

Divulgação

Com 129 pacientes na lista, Santa Catarina registrou nesta sexta-feira (16) o menor número de pessoas à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid em 45 dias. De acordo com o boletim do governo do estado, as filas do Oeste e da Grande Florianópolis estão zeradas (veja mais informações abaixo).

Porém, em novo ofício a Secretaria de Estado da Saúde informou que 17 pessoas morreram enquanto aguardavam uma vaga de leito UTI Covid adulto em Santa Catarina entre 1º e 15 de abril. Levando em conta todo o ano de 2021, foram 322 óbitos de pacientes nesta situação desde janeiro.

Em relação ao número de casos, o estado teve 852.350 pessoas infectadas com o novo coronavírus desde março de 2020. Desse total, 12.480 morreram.

O estado registrou crescimento pelo quinto dia consecutivo de pacientes em tratamento contra a doença e que ainda podem transmitir o vírus. Conforme o boletim do governo, atualmente 21.928 estão nesta situação.

A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 95,91%, sem vagas na Grande Oeste. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 97,59%, com 25 vagas. Mas a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, na prática, não estão disponíveis.

Divulgação

Dos 1.784 leitos de UTI SUS para Santa Catarina, 1.711 estão ocupados, sendo 1.013 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Na quinta (15), 1.012 pessoas estavam na UTI por causa da doença. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

UniSatc forma novos profissionais neste sábado

Instituição comunitária celebrará a formatura dos acadêmicos de nove áreas do mercado

Tragédia na BR-376: Tubaronense morre esmagado pelo próprio caminhão

Ludimar deixa para trás uma esposa, três filhos e três netos

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista