Segurança

Com 17 anos, adolescente homicida é localizado pela Polícia Civil

Ele é acusado de ter matado outro adolescente, de 16 anos, em Laguna

Nessa quinta-feira, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna prendeu um adolescente de 17 anos de idade suspeito de ser autor de um homicídio qualificado. Ele teria assassinado outro adolescente, de 16 anos, com quem teria uma relação de amizade, mas por desavenças anteriores, resolveu matá-lo.

O assassinato – O adolescente planejou o crime convidando a vítima para cometer um assalto, na região do bairro Portinho, em Laguna, no dia 28 de junho deste ano. Entretanto, o convite era uma cilada para matá-lo. A vítima passou a pilotar a motocicleta de seu algoz, que seguia na garupa. O adolescente apreendido era quem anunciaria o proposto assalto, enquanto o outro estaria na moto pronto para a fuga. Quando ambos chegaram em uma rua próxima ao pórtico do condomínio Laguna Internacional (apenas referência), o adolescente de 17 anos deu um tiro contra as costas da vítima, que ainda conseguiu pilotar a motocicleta para pedir socorro, mas caiu sobre a calçada em frente a uma padaria.

O autor do disparo ainda tentou recuperar sua motocicleta, deixando a vítima no local, mas a ignição da moto não funcionou. O jovem seguiu a fuga a pé.

Investigação – Segundo o Portal Engeplus, a investigação contou com as imagens gravadas pelo sistema de segurança da padaria, onde a vítima tentou pedir ajuda. A tentativa do autor em resgatar sua moto foi flagrada pelas câmeras. Enquanto ele corria para tentar resgatar sua motocicleta, as imagens mostram ele com uma arma de fogo. A vítima foi socorrida pela ambulância do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucos minutos depois.

Ouvido na delegacia, o adolescente acusado do homicídio alegou que um terceiro indivíduo teria atirado contra a vítima. Segundo os policiais da DIC de Laguna, essa afirmação não foi confirmada no laudo do exame pericial (o disparo foi efetuado de baixo para cima, da esquerda para direita e pelas costas). O Poder Judiciário determinou a internação do adolescente e a equipe ficou dois dias realizando diligências para localizá-lo. Ele possui audiência nesta sexta-feira e depois será levado ao Plantão de Atendimento Inicial (PAI) em Florianópolis, onde cumprirá a medida socioeducativa.