Geral

Com 6 navios confirmados, Porto de Imbituba se prepara para receber safra de soja

A carga já está chegando por transporte rodoviário e sendo estocada nos armazéns da Fertisanta e Serra Morena, que formam a joint venture Granéis Imbituba

Divulgação

O início da colheita da soja no Brasil está animando as perspectivas de movimentação do grão agrícola no Porto de Imbituba para os próximos meses. A operadora portuária Granéis Imbituba confirmou esta semana o agendamento de, pelo menos, seis embarques do granel no período entre março e maio.

A carga já está chegando por transporte rodoviário e sendo estocada nos armazéns da Fertisanta e Serra Morena, que formam a joint venture Granéis Imbituba. Juntas, as operadoras têm capacidade de armazenagem estática de cerca de 220 mil toneladas. O produto vem da região Centro-Oeste.

Conforme explica José Roberto Martins, sócio-diretor da Granéis, o início tardio da colheita acaba por pressionar o escoamento pelos portos brasileiros e, como há capacidade de envio da carga por Imbituba, o mercado busca essas soluções, oportunizando novos contratos. “Fizemos cerca de 1,4 milhão de toneladas de milho e soja em Imbituba no último ano e nossa expectativa é ultrapassar essa marca em 2021”, destaca Martins. Os navios previstos para os próximos meses são da classe Panamax e devem carregar, em média, 66 mil toneladas cada, com destino à China.

Os granéis agrícolas têm uma importante participação no desempenho do Porto de Imbituba. Em 2020, apenas a soja e o milho representaram aproximadamente 24% de toda a movimentação. Para Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, a previsão de safra recorde, somada à disponibilidade de atendimento da demanda, reforçam a potencialidade e contribuição do Porto como solução logística para a cadeia de suprimentos. “Nosso compromisso é prover cada dia mais um serviço eficiente e qualificado para ajudar a receber e dar vazão às cargas, refletindo no desenvolvimento da sociedade, enquanto meio de fornecimento de insumos e geração de emprego e renda”, salienta o gestor do Porto.

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento