Educação

Com a presença da governadora, Dia da Família na Escola tem participação de mais de 7 mil pessoas

O Dia da Família na Escola estimula a integração de alunos, pais, professores e da comunidade escolar

Divulgação

A governadora Daniela Reinehr participou na manhã deste sábado, 17, do sexto Dia da Família na Escola. A iniciativa, que ocorre desde o ano de 2016 em Santa Catarina, ocorreu de maneira on-line pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia de Covid-19. Mais de 7 mil espectadores, de todas as regiões do Estado, assistiram ao evento, que contou com palestrantes que participaram das cidades de Angelina, Fraiburgo e Timbé do Sul.

O Dia da Família na Escola estimula a integração de alunos, pais, professores e da comunidade escolar. A iniciativa foi estabelecida por lei e é promovida pelo Movimento Santa Catarina pela Educação. Nesta edição, o cultivo de hortas domésticas ou comunitárias foi o tema do Dia da Família na Escola.

“Esse projeto ´Uma horta em cada canto´ vai nos ajudar no retorno das atividades presenciais nas escolas, de forma segura. São projetos como esse proporcionam uma participação mais efetiva dos alunos e das famílias, é uma atividade prazerosa”, afirmou a governadora, ressaltando a importância da agricultura familiar em Santa Catarina.

Na opinião do secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, a parceria do Governo do Estado com o Movimento Santa Catarina pela Educação é essencial no processo de evolução e união das forças para o fortalecimento do sistema educacional.

“Esse momento é especial para a união de alunos, pais e professores. Santa Catarina tem se tornado referência em várias ações neste momento de pandemia, inclusive em relação à agricultura familiar, que tem produtos presentes na alimentação diária de 100% das nossas escolas estaduais”, destacou o secretário.

Aprendizados e experiências com hortas domésticas e escolares

A primeira apresentação sobre hortas domésticas foi de Gilsonei Duarte, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e que falou a partir de Angelina. Na sequência, alunos e professores da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, mostraram sua experiência com a horta escolar.

Por fim, falou Geovana Mota, graduanda de Geografia na UFSC e que atua em projetos sociais voltados à produção de hortifrutigranjeiros nas escolas Prof. Américo Vespúcio Prates, em São José, e Getúlio Vargas, em Florianópolis, e do espaço verde da Casa São José, na Serrinha, também em Florianópolis. Geovana participou do evento a partir da cidade de Timbé do Sul.

“A força colaborativa entre a família e o ambiente escolar fomenta o diálogo e fortalece a construção da cidadania”, disse o diretor regional do Senai e diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira, que representou as entidades empresariais e o Movimento Santa Catarina pela Educação. Para ele, a aproximação da família com a escola cria uma interação entre pais e filhos e reforça valores como respeito, responsabilidade e colaboração. “Esses valores são bases de uma sociedade desenvolvida”, destacou.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Santa Catarina (Undime-SC), Patrícia Lueders, explicou que “só vamos aumentar a qualidade da educação se o professor acreditar nas propostas, como esta de hoje”. Segundo ela, o desenvolvimento de trabalhos relacionados a hortas é bastante disseminado no estado. “As crianças acompanham o desenvolvimento de uma planta e os professores podem trabalhar matemática, geografia, ciências, enfim, fazer um trabalho interdisciplinar”.

Presença dos pais na vida escolar dos filhos gera resultados para toda a vida

Em sua fala durante o evento on-line do Dia da Família na Escola 2021, Fabrizio Machado Pereira ressaltou que a aproximação dos pais traz resultados perenes aos filhos. “Os alunos cuja família está presente nas atividades escolares têm índices de aprovação e desempenhos superiores. E na vida adulta, um jovem que teve a participação da família vai ter impactos positivos na produtividade de seu trabalho, na qualidade de vida em seu cotidiano e, assim, também vai contribuir muito mais para a sociedade”, disse Fabrízio.

Notícias Relacionadas

Criciúma contratou 14 atletas em 2024

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia