Geral

Com a proximidade do verão, furtos aumentam nas praias

Moradores da região que veraneiam em Balneário Esplanada têm casas arrombadas. Efetivo aumentará, afirma PM

Foto: Divulgação

Com a proximidade da temporada de verão, as casas de veraneio, que ficam a maior parte do ano vazias, começam a ser alvos de furtos. A Polícia Militar considera que os criminosos, por saberem que as famílias começam a levar pertences às residências, começam a agir com mais frequência. As ações, sobretudo na calada da noite, arrombam as casas e furtam, na maioria das vezes, eletrodomésticos pequenos que conseguem levar sem chamar muita atenção.

O prejuízo, contudo, vai além. José Luiz Maccari, que é morador de Morro da Fumaça, teve a casa arrombada na praia de Balneário Esplanada. De acordo com ele, o maior gasto nem será com os objetos que foram furtados, já que os criminosos levaram apenas o gás de cozinha e comidas que estavam na geladeira, mas sim com as portas e janelas arrombadas. Somente na casa de Maccari foram quatro portas arrombadas e uma janela. “Nós até temos um guarda que cuida da casa, mas ele não viu nada. Depois que acontece ficamos preocupados porque não ficamos muito tempo na casa”, destaca.

Maccari reclama que dá até um desânimo ser vítima dessas ações. “Eu recém estou terminando uma obra. Aumentei a casa, pintei ela, e agora sofro com esse furto. E quando estamos na casa de praia, poucas vezes vemos policiais por lá”, reclama.

Rondas diárias no balneário

O tenente Eduardo Bronchtein, no entanto, garante que diariamente há rondas programadas da Polícia Militar pela praia e que com a proximidade da temporada de verão isso aumentará. “Durante o veraneio o efetivo será reforçado e a tendência é que este tipo de crime diminua”, aponta Bronchtein.

Para o polícia é importante, também, que as pessoas que sofrem este crime informem a Polícia Militar. “Os veranistas precisam realizar um Boletim junto da Polícia Militar para que possamos saber onde eles estão acontecendo e realizar um planejamento estratégico. Ao notar o furto, entrem em contato com o 190 que vamos até a casa e realizamos as providências” esclarece.

Rede de Vizinhos

O tenente destacou que os veranistas podem procurar a PM de Jaguaruna para a implantação da Rede de Vizinhos, que é uma estratégia de policiamento inspirada na polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e PM reúne vizinhos de uma determinada localidade. “A Rede ainda não funciona na Esplanada, mas temos PMs preparados para isto e podemos implantar junto dos moradores e veranistas”, alerta Bronchtein.

Com informações do Portal DNSul

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.