Geral

Com arrecadação de mais de R$ 3 bilhões, Santa Catarina tem melhor mês da história

A maior marca registrada até então era R$ 2,79 bilhões em outubro de 2020.

Divulgação

Pela primeira vez, a arrecadação estadual de Santa Catarina supera a marca de R$ 3 bilhões. Segundo dados preliminares da Secretaria da Fazenda (SEF/SC), o Estado alcançou o número nesta sexta-feira, 29, com o melhor resultado mensal de todos os tempos. A maior marca registrada até então era R$ 2,79 bilhões em outubro de 2020.

“O incremento é de 18% em relação ao mesmo mês no ano passado e o mérito é compartilhado com a classe empresarial, enfatizando a saúde financeira dos contribuintes, a capacidade técnica dos trabalhadores, a parceria com os profissionais de contabilidade, o trabalho da Procuradoria-Geral do Estado e o comprometimento dos servidores da Receita Estadual”, comemorou a diretora de Administração Tributária (DIAT) da SEF/SC em exercício, Karla Barbosa.

O trabalho exercido no controle da pandemia, equilibrando saúde e economia, em parceria com os grupos que fazem parte do Núcleo Econômico, foi importante para minimizar os impactos da queda na arrecadação no primeiro semestre de 2020. Segundo Karla, outro ponto positivo foi a ampliação do quadro funcional da Fazenda, com a nomeação dos novos auditores fiscais aprovados em concurso público, que já estão trabalhando em todo Estado.

Além disso, em agosto do ano passado, a SEF/SC lançou o aplicativo Malhas Fiscais, onde contabilistas cadastrados podem acompanhar as inconsistências relativas aos clientes, resultantes do cruzamento das informações dos documentos fiscais eletrônicos, e atualizar as possíveis irregularidades. Desde o lançamento do aplicativo, mais de 18 mil Declarações de Débitos de ICMS Especiais (DDEs) foram emitidas e mais de 600 mil Escriturações Fiscais Digitais (DFs) e Declarações do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D) foram retificadas, totalizando uma recuperação de R$ 283 milhões. O prazo para regularização das inconsistências identificadas pelo aplicativo no primeiro semestre de 2019 foi prorrogado até 31 de maio de 2021.

“Priorizamos a orientação na autorregularização. Outra ferramenta lançada recentemente é de combate aos devedores contumazes, buscando reduzir a concorrência desleal”, enfatiza Karla. Ela complementa que a ação dos Grupos de Especialistas Setoriais também exerceu papel fundamental no incremento da receita. “Por exemplo, neste mês, foram recuperados R$ 48 milhões de uma única empresa do setor de combustíveis”, destacou.

Notícias Relacionadas

Alegria no Majestoso: Tigre vence o Londrina com gol de Lepo e dorme no G4 da Série B

Criciúma faz 1 a 0 diante de 9.781 torcedores, amplia sequência invicta para sete partidas e assume provisoriamente a quarta colocação.

Comerciante é detido após efetuar disparos durante desentendimento em Balneário Rincão

Um dos tiros atingiu o pneu de um veículo. Pistola calibre 9 milímetros e munições foram apreendidas pela Polícia Militar.

Mulher denuncia agressões, cárcere privado e ameaças em Balneário Rincão

Vítima relatou que foi impedida de deixar a residência pelo companheiro, além de sofrer agressões físicas e ameaças após uma discussão.

Suspeito foge de abordagem, descarta mais de um quilo de maconha e acaba preso em Araranguá

Jovem de 18 anos tentou escapar da Polícia Militar durante monitoramento por tráfico de drogas; entorpecentes também foram encontrados na residência dele.