Geral

Com ‘calorão’ de mais de 30°C, SC deve ter acumulado de chuva acima de 100 mm

Instabilidade, que atinge regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira (13), causa temporais, com risco de destelhamento, alagamentos e enxurradas

Foto: Epagri Ciram/Divulgação/ND

Apesar do calorão que pode atingir provocar temperaturas acima dos 30°C em Santa Catarina, o Estado deve registrar instabilidade no início desta semana, com chuva volumosa e temporais, com risco de destelhamentos e enxurradas. Conforme a Defesa Civil, os volumes acumulados pode superar os 100 mm.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O órgão estadual explica que a condição do tempo, com chuva intensa e risco de temporais, é causada devido a uma frente fria formada no Rio Grande do Sul, que avança para Santa Catarina.

Chuva volumosa

A chuva começa nos municípios que fazem divisa com o Estado gaúcho, nesta segunda-feira (13), mas deve se estender para as demais regiões ao logo da terça-feira (14).

Conforme a Defesa Civil, nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul devem registrar o maior volume de chuva, com acumulados que variam entre 80 e 100 mm, podendo superar esse valor em casos pontuais.

Já na região central do Estado, que abrange o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, são esperados acumulados entre 50 e 75 mm. Nas demais regiões deve variar de 30 e 50 mm.

Temporais com alagamentos, enxurradas e destelhamentos
Os temporais em Santa Catarina, causam chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo. Em grande parte do Estado o risco é considerado “moderado a pontualmente alto para ocorrência relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de galhos e árvores”, conforme alerta a Defesa Civil.

Entre o Extremo Oeste ao Litoral Sul a ventania pode ter rajadas em torno de 60km/h.

Calorão acima dos 30°C em SC

Como nos últimos dias, a segunda-feira começando com calor no Estado. O sol entre nuvens em boa parte de Santa Catarina, favorece a elevação das temperaturas, que podem ficar acima dos 30°C, com sensação de abafamento.

No fim de semana, os termômetros ‘ferveram’ e o Estado atingiu a maior temperatura para o mês de novembro desde 1985. O marco foi registrado em Urussanga, no Sul de SC, aonde os termômetros chegaram 40,3°C.

O calorão sentido em Santa Catarina também atingiu outras regiões do Brasil e para essa semana, segundo o Metsul, a expectativa é que as máximas superem os 45°C no país. Com isso, pode superar o recorde atual, de 44,8°C registrado em 2020 no Mato Grosso.

Previsão do tempo para o feriado

Nesta semana tem feriado, na quarta-feira, dia 15, e a instabilidade continua em Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, o dia deve ter sol aparecendo por alguns momentos em meio a nuvens. Porém, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente, na madrugada e fim do dia.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A instabilidade, segundo o órgão, é decorrente do calor e da formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul. Durante a tarde, a máxima pode ficar próxima dos 30°C na maioria das regiões, com sensação de ar abafado.

“O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais”, alerta a Defesa Civil.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.