Saúde

Com Dia D, 77% da meta de vacinação são atingidos na região da Amurel

Com Dia D, região atinge 77% da meta de vacinação

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a Influenza na região da Amurel avançou com a realização do Dia D, no sábado, quando o número de doses aplicadas na região chegou a um total de 27.794, totalizando desde o começo da campanha até agora 77,8% dos pacientes em grupos prioritários já imunizados. Entre as Regionais de Saúde do Estado, Tubarão é a terceira com melhor desempenho.

Na Regional de Saúde de Tubarão, desde o começo da campanha, 77,81% das pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. Na Regional de Laguna, quarta do Estado com melhor índice, 74,70% das doses foram aplicadas. Já na Regional de Braço do Norte, com quinto melhor desempenho em SC, 74,17% das pessoas já foram imunizadas.

Em Santa Catarina, mais de 115 mil receberam a vacina no Dia D, e cerca de 67% do total de 1,6 milhão de pessoas foram vacinadas. O objetivo é chegar a 90% até o dia 26 de maio, quando a campanha será encerrada. A baixa adesão à campanha vem causando preocupação à Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, principalmente porque os casos da doença aumentaram, bem como o número de óbitos.

Até o momento, na Amurel, entre os pacientes dos grupos prioritários, apenas o dos idosos atingiu a meta de 90% das pessoas vacinadas. Até a última terça-feira, a campanha de vacinação contra a Influenza em Tubarão havia imunizado 31% das crianças entre seis meses e quatro anos. Segundo dados do DataSus, o percentual cresceu para 51% até ontem. Já entre trabalhadores da área da saúde, o aumento foi de 60% para 63,52% de terça-feira a sábado. Entre as gestantes, de 38% para 60,42%, e de 75% para 87,12% entre as puérperas. Já no grupo dos idosos, o aumento foi de 80% para 90,74%.

Na Cidade Azul, até ontem, conforme o DataSus, 16.296 doses foram aplicadas para os grupos prioritários, totalizando 76,61%.

Quem deve tomar a vacina

Fazem parte dos grupos que devem receber a dose crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais. A campanha será finalizada no dia 26. A vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para as pessoas pertencentes aos grupos relacionados acima.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças