Geral

Com doença rara, jovem de 27 anos precisa de ajuda

A doação pode ser feita online. Doença é semelhante a do ator Reynaldo Gianecchini

Uma jovem de 27 anos, que foi diagnostica há um ano com um tipo de linfoma raro, está precisando de ajuda para seguir com os tratamentos. A criciumense Ana Claudia Trombin se mudou com a família para cuidar da doença em um hospital especializado, em Curitiba. Para ajudar nas despesas, a tia dela resolveu fazer uma campanha.

“Minha tia e primo tiveram que sair de seus empregos para acompanhar o tratamento. Eles tiveram que alugar apartamento em Curitiba. Com tantos gastos, resolvi fazer esta campanha para arrecadar fundos a fim de pagar aluguel, condomínio, despesas com algumas medicações e viagens de ida e volta”, explicou a tia de Ana, Alessandra Laurindo.

Para contribuir com o tratamento de Ana, é simples. Basta clicar neste link e fazer a doação pelo site. A doação mínima é de R$ 10. Conforme o Portal Engeplus, a campanha deve durar 57 dias, sendo que o valor arrecadado, até o momento, foi de R$ 1.475,00.

Entenda a doença de Ana

O nome científico dado a doença de Ana é linfoma de células T não hodgkin hepatoesplenico. Esta doença é semelhante a que o ator Reynaldo Gianecchini teve, de acordo com o médico hematologista, Vitor Hugo Parpinelli Ricci. O especialista explica que não se sabe a origem deste linfoma.

“Existem dois tipos de linfomas: os hodgkin e os não hodgkin, sendo que dentro dos não hodgkina existem mais de 50 tipos. O dela foi um tipo raro, desses 50. Quanto a origem, não há um estudo preciso sobre o assunto. Alguns acreditam ser genético, mas não há nada concreto para que se possa prevenir a doença”, destacou.

O médico ainda menciona que o tipo de linfoma que a jovem desenvolveu é raro, mas os linfomas, de modo geral, são comuns no Brasil. “Hoje ele é o sexto câncer mais comum, mas a tendência é que em 2025 seja um dos primeiros. Felizmente, a taxa de cura dos linfomas é alta. Alguns chegam a 95%”.

Principais sintomas:

Cansaço, sangramento, manchas rochas, ínguas, aumento do baço, febre, perda de peso e sudorese.

[soliloquy id=”146171″]