Clima

Com estragos, chuva retorna a SC junto a frente fria, geada e temporais

Condições meteorológicas devem permanecer até sexta-feira (3) em todo o Estado, com pontuais temporais, quedas de granizo e presença de geadas

Foto: Leo Munhoz

Santa Catarina enfrentará, novamente, uma semana chuvosa por todo o Estado. Com início já no último domingo (29), a previsão, segundo meteorologistas da Defesa Civil, é de que o tempo permaneça instável, com chuvas, geadas e até mesmo temporais isolados até sexta (3).

Ainda nesta segunda-feira (30), o deslocamento de uma frente fria, que já se afasta do Estado, favorece as chances de chuvas pontuais e intensas, acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e eventuais quedas de granizo, principalmente entre o Vale do Itajaí e o Norte catarinense.

Nas demais regiões, o sol intercala com períodos nublados. Pancadas de chuva isoladas também podem marcar presença ao longo do dia.

Tal condição, que também deve-se à atuação de um sistema de calor e umidade vindo da região Amazônica, permanecerá até às 23h59 da noite desta segunda.

Com ela, são moderados os riscos para ocorrências como deslizamentos e alagamentos por todas as regiões Santa Catarina.

Por sua vez, as temperaturas não devem ficar acima dos 20°C em nenhuma região do Estado.

No mar, ondas com até dois metros de altura são esperadas em todo o litoral.

Chuva marcará decorrer de semana em SC

Seguindo a previsão, e conforme alertado pela MetSul Meteorologia, a massa de ar frio que atua sob Santa Catarina será bloqueada por uma massa de ar seco que vem da região central do Brasil, o que será determinante para os altos acumulados de chuva no Estado.

O órgão indica que algumas cidades catarinenses podem chegar a marcar mais de 100 milímetros de chuva nesta semana. A condição deve ser ainda mais frequente em Florianópolis, que tem maior instabilidade prevista para os dois primeiros dias do mês de junho.

Combos meteorológicos

Já nesta terça-feira (31), o dia deve amanhecer gelado e com geada na porção Oeste do Estado, bem como no Planalto e Litoral Sul. Nestas últimas, o deslocamento de um sistema de alta pressão favorece o acúmulo de nuvens ao longo do dia.

Há previsão de chuva em qualquer hora do dia, principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Norte do Estado. São esperadas mínimas abaixo dos 4°C na Serra, podendo chegar a temperaturas negativas, conforme aviso da Defesa Civil.

Na quarta-feira (1), um sistema cavado fará com que chuvas persistentes e intensas sejam notificadas pelo Estado, aliadas a temporais isolados. A sensação térmica ainda é de frio em grande parte de Santa Catarina, com máximas de 16°C.

As condições só devem melhorar a partir de sexta-feira, com início no Oeste catarinense, indo em direção ao restante do Estado.

Condições já provocam deslizamentos e alagamentos pelo Estado

O alto volume de chuva registrado no domingo em Santa Catarina contabilizou estragos e transtornos na região Oeste do Estado.

Em Concórdia, um deslizamento de terra obstruiu e interditou totalmente a BR-153 que liga o município com o Estado do Rio Grande do Sul. A interdição é a 500 metros da ponte na divisa com o município de Erechim, no Rio Grande do Sul. Filas se formam na via e o trânsito está parado.

O mesmo ocorreu na SC-390 em Peritiba. Outras estradas no interior de Concórdia também foram comprometidas.

Já na SC-370, a Serra do Corvo Branco foi totalmente interditada para veículos e pedestres após o deslizamento de uma barreira de pedras.

Por fim, em São Carlos, galerias foram obstruídas na região urbanizada de Balneário de Pratas com transbordamento de córregos. “Monitoramento das regiões, desobstrução das galerias para fluidez da água”, informou o coordenador da Defesa Civil municipal, Fabio Kaiser.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.