Saúde

Com greve no Santa Catarina, postos 24 horas de Criciúma vão atender a pediatria

Foto: Ulisses Job / Clicatribuna

Foto: Ulisses Job / Clicatribuna

A ideia já foi cogitada e tentada em outras ocasiões, mas com a greve no Hospital Materno Infantil Santa Catarina – HMISC e da necessidade de oferecer uma alternativa à população, a Prefeitura de Criciúma não teve outra escolha senão qualificar os postos 24 horas dos bairros Próspera e Boa Vista para fazer o atendimento em pediatria em tempo integral – até então, essas unidades assumiam apenas atendimentos para maiores de 14 anos.

A partir das 7h de domingo, os pais devem levar os filhos nos postos 24 horas caso precisem de atendimento fora do horário de expediente das unidades básicas. “Lá a criança será atendida por um médico pediatra, onde acreditamos que mais de 90%terão resolutividade lá mesmo. Se for um caso de maior gravidade, o médico encaminhará ao Santa Catarina ou outro local se necessário. O hospital vai deixar de ser a porta de entrada da pediatria”, explicou ontem o secretário municipal de Saúde, Vitor Benincá, que chamou a imprensa na tarde dessa sexta para apresentar as novidades. Segundo ele, as ambulâncias, urgências e emergências continuarão tendo acesso direto ao HMISC, que ficará limitado ao chamado atendimento “de nível terciário de atenção à saúde” e atuando como referência regional.

“Os outros municípios vão ter que se atualizar, porque o Santa Catarina não vai mais ser a porta de entrada. Eles também vão ter que fazer uma triagem, contratar mais pediatras se preciso. Essa foi uma proposta de campanha de quase todos os candidatos”, lembrou o secretário. Ao mesmo tempo, Benincá informou que o município está encaminhando reformas no laboratório municipal. O secretário também declarou que espera que o próximo governo mantenha o modelo de funcionamento.

Com informações de Renan Medeiros / Clicatribuna