Dados da intenção de consumo mostram que na passagem de agosto para setembro, a redução foi de 3,7%. Já na comparação anual (setembro com setembro), a redução é de 26,7%
A intenção de consumo das famílias catarinenses teve nova queda em setembro, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) divulgados nesta semana. Na passagem de agosto para setembro, a redução foi 3,7% (53,1 para 51,1 pontos). Já na comparação anual (setembro com setembro), a redução é de 26,7% (69,8 para 51,1 pontos). O índice varia de 0 a 200, onde resultados abaixo de 100 indicam pessimismo.
Um dos motivos da queda é a inflação. “O resultado mostra cautela diante das dificuldades ocasionadas pela aceleração dos níveis de preços e do aumento das taxas de juros”, diz a entidade.
Entre os critérios, está a queda nas perspectivas de consumo, passando de 67,5 para 51,9 pontos na comparação anual, redução de 23%.
“O movimento de retomada econômica e o avanço da imunização ainda são insuficientes para reverter os níveis de satisfação dos consumidores aos encontrados na pré-crise”, afirma a Fecomércio/SC.
Com informações da Rede Catarinense de Notícias