Geral

Com mais trabalhadores por conta própria, desocupação cai para 6,6% em SC

SC registrou 6,6% de taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2020

Divulgação

Segundo Pnad Contínua Trimestral divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (27), Santa Catarina registrou 6,6% de taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2020. O índice representa uma queda em relação ao trimestre anterior, quando a desocupação estava em 6,9%. Isso significa um saldo de 15 mil pessoas a mais ocupadas no período.

O resultado é puxado especialmente pelo aumento no número de catarinenses que trabalham por conta própria (+39 mil), passando de 818 mil para 857 mil. No período, o setor de construção também registrou crescimento, com um saldo positivo de 7 mil trabalhadores.

Em compensação, outros segmentos importantes da economia registraram queda no período. É o caso do comércio (-25 mil), da agricultura, pecuária e pesca (-13 mil), de atividades de alojamento e alimentação (-3 mil) e da indústria (-2 mil).

De acordo com a pesquisa, 242 mil pessoas estão desocupadas no Estado. Em termos percentuais, Santa Catarina tem a melhor taxa de desocupação do país, seguido por Mato Grosso (9,9%), Paraná (10,2%) e Rio Grande do Sul (10,3%). Já média nacional passou 13,3% para 14,6%, o que representa 14 milhões de brasileiros.

No período o número de catarinenses fora da força de trabalho, isto é, que gostariam de trabalhar mas não estão procurando emprego, cresceu de 2,4 milhões para 2,5 milhões, alta de 3,7%. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado este aumento é ainda maior: 19%. Na ocasião, eram 2,1 milhões de pessoas fora da força de trabalho em Santa Catarina.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas

Santur avança na gestão de dados com lançamento de Central de Inteligência do Turismo

Aulas no Colégio Satc iniciam dia 8 de fevereiro

Medidas foram adotadas para receber alunos de forma presencial, mas pais poderão optar por filhos continuarem com ensino remoto

Balneário Rincão inicia vacinação com 52 doses

O primeiro profissional a ser vacinado, foi Carlos Eduardo Silva.

Três Orleanenses são vacinadas contra a Covid-19 nesta terça-feira (19)

As três mulheres são funcionárias da área da saúde e atuam na linha de frente do combate ao coronavírus