Geral

Com mais trabalhadores por conta própria, desocupação cai para 6,6% em SC

SC registrou 6,6% de taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2020

Divulgação

Segundo Pnad Contínua Trimestral divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (27), Santa Catarina registrou 6,6% de taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2020. O índice representa uma queda em relação ao trimestre anterior, quando a desocupação estava em 6,9%. Isso significa um saldo de 15 mil pessoas a mais ocupadas no período.

O resultado é puxado especialmente pelo aumento no número de catarinenses que trabalham por conta própria (+39 mil), passando de 818 mil para 857 mil. No período, o setor de construção também registrou crescimento, com um saldo positivo de 7 mil trabalhadores.

Em compensação, outros segmentos importantes da economia registraram queda no período. É o caso do comércio (-25 mil), da agricultura, pecuária e pesca (-13 mil), de atividades de alojamento e alimentação (-3 mil) e da indústria (-2 mil).

De acordo com a pesquisa, 242 mil pessoas estão desocupadas no Estado. Em termos percentuais, Santa Catarina tem a melhor taxa de desocupação do país, seguido por Mato Grosso (9,9%), Paraná (10,2%) e Rio Grande do Sul (10,3%). Já média nacional passou 13,3% para 14,6%, o que representa 14 milhões de brasileiros.

No período o número de catarinenses fora da força de trabalho, isto é, que gostariam de trabalhar mas não estão procurando emprego, cresceu de 2,4 milhões para 2,5 milhões, alta de 3,7%. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado este aumento é ainda maior: 19%. Na ocasião, eram 2,1 milhões de pessoas fora da força de trabalho em Santa Catarina.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.