Geral

Com rachadura em pilar, prédio de faculdade é interditado em Criciúma

Medida foi tomada pela Defesa Civil após encontrar problemas na estrutura.

Foto: Divulgação

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Criciúma, no Sul catarinense, realizaram na manhã deste sábado (17) uma vistoria no prédio após identificar uma rachadura em um dos pilares da Unidade IV da Faculdade Esucri. As instalações e a rua que dá acesso até a unidade foram interditadas. As aulas no local foram transferidas para outros ambientes.

O problema na estrutura foi verificado pelos bombeiros e Polícia Militar na noite de sexta-feira (16), que isolou a área. A causa mais provável que provocou a rachadura, segundo a Defesa Civil, tem relação com o solo da região, que antigamente era uma área de mineração.

Rachadura em prédio de faculdade de Criciúma foi identificada na noite de sexta-feira — Foto: Reprodução/ NSC TV

Ainda de acordo com o órgão, o risco de queda será descartado depois de um laudo que comprove a segurança das instalações. “Agora tem que ser feito um acompanhamento e esse estudo que vai dizer se há movimentação, se existe mais algum tipo de colapso, se existe risco iminente de queda ou não”, explicou o secretário de Defesa Civil da cidade, Dioni Borba.

A faculdade contratou um perito particular para realizar um laudo para conseguir a liberação do Corpo de Bombeiros e fazer o reparo estrutural. Posteriormente será necessária a liberação da Defesa Civil.

Prédio de faculdade em Criciúma é interditado após aparecimento de rachadura — Foto: Reprodução/ NSC TV

Aulas e concurso

O prédio tem 12 salas e atende estudantes do ensino superior. Segundo o diretor da entidade, Everaldo José Tiscoski, os estudantes vão ser realocados para outras unidades da faculdade.

“As aulas de segunda-feira à noite em diante ocorrerão normalmente sem a necessidade de utilizar esse prédio. Amanhã [domingo] durante o dia termos dois grandes concursos públicos. Inclusive algumas dessas salas, deste prédio seriam utilizadas para o concurso público. Também já estão sendo planejadas novas salas de aula para quem vai fazer as provas possam ser realocados e possam fazer esse concurso em outras salas neste mesmo ambiente sem prejuízo nenhum deste concurso”, afirmou o diretor.

Vistoria realizada na manhã deste sábado na faculdade de Criciúma — Foto: Reprodução/ NSC TV

Mudanças no trânsito

A rua que possibilita acesso a universidade vai continuar interditada pelo menos até segunda-feira (19). Assim que ela for liberada, a previsão é para a passagem apenas para veículos pequenos.

Os ônibus que passavam pelo trecho vão precisar fazer um desvio que já está sendo estudado pelo departamento de trânsito da cidade.

Rua próxima da faculdade interditada, em Criciúma, foi fechada para a circulação de veículos — Foto: Reprodução/ NSC TV

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.