Segurança

Comandante do Exército despede-se

General Richard Fernandez foi recebido com honrarias por soldados dos quartéis de Tubarão e Criciúma.

O general Sérgio Luis Tratz, de Curitiba, será o novo comandante do Exército na região que abrange Tubarão, Criciúma e Florianópolis, com sede na capital. Ele assume no lugar do general Richard Fernandez Nunes, que ontem foi recebido em uma cerimônia na 3ª Companhia de Infantaria, em Tubarão.

As formalidades iniciaram às 14 horas. Richard, que tinha acabado de voltar de Criciúma, fez elogios aos soldados. “Parabéns pela bela formatura. Sempre que encontrar um soldado de Tubarão, vou lembrar que fui testemunha do seu valor”.

Antes de seguir para uma palestra aos soldados, o comandante fez um discurso breve. Lembrou do trabalho de pacificação no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, que comandou com soldados tubaronenses entre 2014 e 2015. Também anunciou que fica em Florianópolis até o dia 2 de setembro para entregar o posto ao novo comandante.

O general é natural da cidade do Rio de Janeiro e está no exército desde os 14 anos. Ele conta que a primeira vez que esteve em Tubarão, era coronel em Curitiba. É bacharel em direito, tem experiência internacional em forças de paz da Organização das Nações Unidas – ONU e recentemente chefiou, em Brasília, a Divisão de Planejamento e Gestão do Centro de Comunicação Social do Exército.

Após dois anos no comando na capital, Richard assumirá um posto na Escola de Comando do Estado Maior do Exército, o principal centro de formação de oficiais no país, localizado no Rio de Janeiro. Para avaliar a sua passagem à frente do Exército catarinense, o comandante lembrou do período de instabilidade do país. “Meu maior desafio neste tempo que fiquei em Santa Catarina foi manter a tropa motivada e pronta para ser empregada em uma gama de situações em um contexto de crise política e econômica”, declarou.

O comandante da 3ª Companhia de Infantaria, major Marcelo Sousa de Pinho, considerou a cerimônia histórica para os 55 anos de existência do Exército na Cidade Azul. Foram 200 soldados de Tubarão e Criciúma na homenagem. “O Exército é conhecido por dois pilares: hierarquia e disciplina”, ressaltou.

Semana do Soldado mobiliza quartel

Uma tradicional corrida de rua faz parte das atividades comemorativas da Semana do Soldado. Entre os dias 22 e 28 deste mês, o exército promove palestras em escolas públicas e abre seu quartel às crianças. Há ainda exposição no Farol Shopping e um café com soldados da reserva.

Com informações do Jornal Notisul 

  • 49765b2e704dd0171511dbec56e1b6d9
  • 158ae6190e147ec01dfc1a68130783a6