Geral

Combate ao descarte inadequado de lixo é intensificado em Lauro Müller

O caso mais recente foi registrado nesta semana, na Rua Henrique Lage, no Bairro Sumaré, onde foram depositadas sucatas automotivas, às margens da via, em um lote baldio.

Foto: Divulgação

Profissionais do Setor de Fiscalização e da Fundação Ambiental Municipal de Lauro Müller – FAMLM estão atuando fortemente no combate ao descarte inadequado de lixo. O caso mais recente foi registrado nesta semana, na Rua Henrique Lage, no Bairro Sumaré, onde foram depositadas sucatas automotivas, às margens da via, em um lote baldio.

Os profissionais, por meio de denúncia, identificaram o local de origem do material. Neste caso, foi feito uma advertência verbal, determinando que o material fosse recolhido. Conforme o responsável pelo Setor de Tributos e Fiscalização, os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. “Esta ação pode ser configurada como agressão ambiental e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. Vale lembrar quando o assunto é limpeza urbana, a responsabilidade é de todos”, ressaltou Ricardo.

Quem for flagrado depositando lixo de forma irregular pode ser penalizado pela Lei Federal (9.605/1998), que trata sobre Crimes Ambientais, prevendo inclusive pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Além disso, o município de Lauro Müller conta com o Código de Posturas Municipal, que por da Lei 398/1978, prevê penalidades para este tipo de infração.

O cuidado com o local aonde se vive é uma das formas pelas quais todo cidadão deve colaborar para o desenvolvimento, ajudando ao poder público em setores que não dependem somente da gestão municipal, como o caso do lixo. Casos de descartes incorretos devem ser denunciados no Setor de Fiscalização ou na Fundação Municipal, telefone para contato é (48) 3464-3122.

Serviço de Coleta de Lixo ampliado no município

Com objetivo de deixar o município de Lauro Müller cada vez mais organizado e limpo, o atual Governo do Município, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, anunciou recentemente a ampliação do trabalho de coleta de lixo. O serviço antes era feito três dias por semana, e a agora tem sido feito de segunda a sábado.

Além disso, o município dispõe ainda do serviço de coleta seletiva de lixo, trabalho realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos – Cirsures. Todas as terças-feiras o caminhão passa pelo município realizando a coleta. Pela manhã nos bairros: Sumaré, Km 1, Bela Vista, Guatá e Arizona; no período da tarde: Centro, Cairú, Barro Branco, Rio Bonito, Içarense e Santa Barbará.

A orientação da equipe do Cirsures é para que a população colabore com a separação correta, para facilitar a reciclagem e principalmente não misturar o lixo orgânico do reciclável. Todos os resíduos recolhidos pela coleta seletiva seguem para a Cooperamérica, Cooperativa de Recicladores do Rio América, que faz a separação do material.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Vereadores defendem implantação de programa que troca lixo reciclável por comida em Cocal do Sul

Vereadores Richardson Vieira (PDT) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentaram proposta em sessão legislativa. Cidadão receberia R$ 0,50 em alimentos por quilo de material entregue.

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.

Treviso realiza ação de combate ao Aedes Aegypti

Agentes fizeram pente fino em locais estratégicos e informaram a população sobre maneiras de se evitar a proliferação do mosquito.

Braço do Norte faz ação para combate ao abuso e exploração infantojuvenil

O dia 18 de maio é marcado como o dia de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes