Saúde

Combate das hepatites virais ganha ação educativa da Secretaria de Saúde de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, uma doença silenciosa que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Para combater, prevenir e alertar a população, a Secretaria de Saúde de Siderópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica e do projeto Movimente-se, promoveram uma ação educativa sobre o tema.

“É muito importante realizar estas ações para que a população fique ciente de doenças que são comuns, mas que infelizmente acontece de forma silenciosa”, ressaltou o Prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Com o intuito de informar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção, na ação foram realizados testes rápidos para as Hepatites B e C, além de uma roda de conversa com perguntas e respostas, entrega de kits com material informativo e sorteio de camisetas para as participantes.

ALIADOS
Os testes rápidos são grandes aliados para um diagnóstico rápido da doença, esses testes são encontrados durante todo o ano em todas as unidades de saúde do município, é rápido, seguro e de graça. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?
As hepatites virais são inflamações do fígado ocasionadas pela contaminação do organismo por diferentes vírus. Como o fígado é um órgão responsável por inúmeras funções no corpo, o seu prejuízo pode comprometer a saúde de todo o organismo e limitar a qualidade de vida da pessoa.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Notícias Relacionadas

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.

Combustível exclusivo para a saúde e viaturas policiais chega a Morro da Fumaça

O Governo Municipal reforça que trabalha para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e emergenciais.

Obra da CME avança no Hospital Santa Catarina, em Criciúma

Educação Sem Violência: CRAS promove rodas de diálogo em escolas de Siderópolis