Saúde

Combate das hepatites virais ganha ação educativa da Secretaria de Saúde de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, uma doença silenciosa que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Para combater, prevenir e alertar a população, a Secretaria de Saúde de Siderópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica e do projeto Movimente-se, promoveram uma ação educativa sobre o tema.

“É muito importante realizar estas ações para que a população fique ciente de doenças que são comuns, mas que infelizmente acontece de forma silenciosa”, ressaltou o Prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Com o intuito de informar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção, na ação foram realizados testes rápidos para as Hepatites B e C, além de uma roda de conversa com perguntas e respostas, entrega de kits com material informativo e sorteio de camisetas para as participantes.

ALIADOS
Os testes rápidos são grandes aliados para um diagnóstico rápido da doença, esses testes são encontrados durante todo o ano em todas as unidades de saúde do município, é rápido, seguro e de graça. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?
As hepatites virais são inflamações do fígado ocasionadas pela contaminação do organismo por diferentes vírus. Como o fígado é um órgão responsável por inúmeras funções no corpo, o seu prejuízo pode comprometer a saúde de todo o organismo e limitar a qualidade de vida da pessoa.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Foto: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Notícias Relacionadas

Educação Sem Violência: CRAS promove rodas de diálogo em escolas de Siderópolis

Mais de 70 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária em Siderópolis

Os moradores que desejam participar do programa devem procurar a Secretaria de Habitação para mais esclarecimentos.

Combustível exclusivo para a saúde e viaturas policiais chega a Morro da Fumaça

O Governo Municipal reforça que trabalha para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e emergenciais.

Obra da CME avança no Hospital Santa Catarina, em Criciúma