Clima

Combo climático: SC terá frio, agitação marítima e risco de ressaca no final de semana

A passagem de uma frente fria, seguida por um sistema de alta pressão trazem mudanças no tempo

Foto: Arquivo, NSC Total

O final de semana em Santa Catarina será marcado por um combo de frio, agitação marítima e risco de ressaca devido a passagem de uma frente fria seguida do avanço de um sistema de alta pressão pelo Estado. Essas condições climáticas têm início na sexta-feira (24), e devem permanecer durante o sábado (25) e o domingo (26).

Até a tarde de sábado, esse sistema traz ventos fortes e persistentes para o Estado, especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Os ventos sopram de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas entre 45 e 70 km/h.

Como resultado do vento sul persistente em Santa Catarina, o mar fica muito agitado e com risco de ressaca no litoral catarinense durante o sábado. O mar começa a subir na madrugada da sexta-feira, apresentando ondas de direção sul com alturas entre 2,5m e 3,5m, e picos de até 4m na Grande Florianópolis e Litoral Sul. No Litoral Norte, as alturas variam entre 1,5m e 2m, com picos de até 2,5m.

Os ventos do quadrante Sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nestes dois dias.

Na retaguarda da frente fria a entrada da massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O ar frio adentra o Estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A massa de ar frio avança para o restante do Estado até o final do sábado, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite.

Os ventos fortes intensificam a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Tanto no sábado quanto no domingo, o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.

Próxima semana terá passagem de ciclone em Santa Catarina

Já no decorrer da segunda-feira (27), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa do Rio Grande do Sul, favorece o desenvolvimento de temporais, chuvas pontualmente intensas e vendavais em Santa Catarina, principalmente dos planaltos ao litoral. Esta condição se estende até o início da terça-feira (28). O avanço de um novo sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio volta a baixar as temperaturas e firmar o tempo em todo o Estado no restante da semana.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais