Clima

Combo climático: SC terá frio, agitação marítima e risco de ressaca no final de semana

A passagem de uma frente fria, seguida por um sistema de alta pressão trazem mudanças no tempo

Foto: Arquivo, NSC Total

O final de semana em Santa Catarina será marcado por um combo de frio, agitação marítima e risco de ressaca devido a passagem de uma frente fria seguida do avanço de um sistema de alta pressão pelo Estado. Essas condições climáticas têm início na sexta-feira (24), e devem permanecer durante o sábado (25) e o domingo (26).

Até a tarde de sábado, esse sistema traz ventos fortes e persistentes para o Estado, especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Os ventos sopram de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas entre 45 e 70 km/h.

Como resultado do vento sul persistente em Santa Catarina, o mar fica muito agitado e com risco de ressaca no litoral catarinense durante o sábado. O mar começa a subir na madrugada da sexta-feira, apresentando ondas de direção sul com alturas entre 2,5m e 3,5m, e picos de até 4m na Grande Florianópolis e Litoral Sul. No Litoral Norte, as alturas variam entre 1,5m e 2m, com picos de até 2,5m.

Os ventos do quadrante Sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nestes dois dias.

Na retaguarda da frente fria a entrada da massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O ar frio adentra o Estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A massa de ar frio avança para o restante do Estado até o final do sábado, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite.

Os ventos fortes intensificam a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Tanto no sábado quanto no domingo, o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.

Próxima semana terá passagem de ciclone em Santa Catarina

Já no decorrer da segunda-feira (27), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa do Rio Grande do Sul, favorece o desenvolvimento de temporais, chuvas pontualmente intensas e vendavais em Santa Catarina, principalmente dos planaltos ao litoral. Esta condição se estende até o início da terça-feira (28). O avanço de um novo sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio volta a baixar as temperaturas e firmar o tempo em todo o Estado no restante da semana.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Narrador esportivo de SC fica em estado grave após cair durante transmissão de jogo

O narrador esportivo caiu de uma altura de cerca de cinco metros durante uma transmissão no Oeste Catarinense. Ele continua internado

SC em alerta: semana deve começar com chuva intensa e volumosa no Estado

São esperados volumes entre 100 a 130 mm no Oeste Catarinense, mas pode ultrapassar a marca de 150 mm de chuva em algumas localidades do Estado. Instabilidade deve permanecer ao longo da semana

Mulher é morta a facadas pelo namorado após discussão por ciúmes em Criciúma

Namorado confessou ter usado uma faca de cozinha para matar a vítima em Criciúma

Tigre entra em campo pressionado neste domingo