Geral

Começa alagamento da PCH Capivari, em São Martinho

Foto: Cerbranorte/DS

Foto: Cerbranorte/DS

O alagamento da barragem da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Capivari, em São Martinho, da Cerbranorte, foi realizado ontem.

As comportas começaram a ser fechadas no período da manhã e a partir do meio-dia a água começou a subir na barragem. Durante os dois dias e meio do enchimento, a Cerbranorte vai mostrar o processo de evolução através das redes sociais da cooperativa.

As obras da barragem da PCH já haviam sido concluídas e na segunda-feira o engenheiro responsável, Fábio Dyck, já havia apontado que nesta semana seria feito o alagamento da barragem. Com 32 metros de profundidade, a barragem, a partir do fechamento das comportas, tem o período de dois dias e meio para encher o lago.

Fábio havia apontado que as comportas só não foram fechadas na semana passada por causa da previsão de chuva, que atrapalharia a movimentação do guindaste. A obra vai gerar valores que serão investidos em prol do associado da Cerbranorte, mas será realizada assembleia para definir o assunto.

A PCH Capivari é uma barragem de enrocamento com núcleo em argila. Sua base tem cem metros de largura e cem de comprimento. Já no seu topo são oito metros de largura e 200 de comprimento, além dos 32 de profundidade.

A história da Pequena Central Hidrelétrica Capivari começou a ser escrita há mais de 20 anos, quando o então presidente da Cerbranorte, Luiz Kuerten, o Tilico, comprou o terreno onde hoje está sendo construída a PCH. Foi ele também quem fez todo o projeto para a execução da obra. Depois de anos paralisada por falta de dinheiro, a obra foi retomada em 2012.

Com informações do Jornal Diário do Sul