Geral

Comércio de Santa Catarina tem crescimento de 3,6% em agosto, o maior da região Sul

O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta.

Divulgação

A retomada econômica aparece em todos os setores de Santa Catarina. Em agosto, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (8), pelo IBGE.

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%).

“Estamos evidenciando crescimento em todos os setores da economia catarinense. Isso é fruto das iniciativas do Governo do Estado, que impulsionou o empreendedorismo e a inovação em Santa Catarina. Agora, mesmo em período de pandemia, estamos crescendo acima da média nacional e iremos vencer essa crise com muito trabalho e apoio dos catarinenses”, ressalta o governador Carlos Moisés.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, os resultados positivos já refletem nos indicadores econômicos do estado. “Mostram que Santa Catarina está no caminho certo, numa espiral de prosperidade, esperança e confiança. A retomada econômica catarinense já é uma realidade. Resposta de um trabalho estratégico, com propósitos, e de uma aproximação sólida com o setor produtivo”, destaca.

Atividades em alta

Entre as atividades que puxaram o crescimento no comércio ampliado no estado em agosto, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, estão: materiais de construção (25,2%), móveis e eletrodomésticos (21,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (17,2%), tecidos, vestuário e calçados (9,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%).

“O comércio catarinense, assim como a indústria, apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento. Quando se trata do varejo ampliado, cresceu apenas 1% abaixo da média nacional. Mas quando observamos os resultados no acumulado do ano e, também, dos últimos 12 meses, verificamos que Santa Catarina vem se destacando bastante no cenário nacional. Esperamos que nos resultados de setembro já tenhamos um crescimento acumulado para o setor no estado”, pontua o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Mesmo com queda de 0,1%, no acumulado do ano, o varejo ampliado catarinense é o que teve o melhor desempenho no Centro Sul do pais, ou seja, superando o crescimento das maiores economias brasileiras. No acúmulo de vendas dos últimos 12 meses, o Estado apontou crescimento de 4,1%, enquanto no Brasil foi registrada queda de 1,7%.

Industria em recuperação

Também nesta quinta-feira o IBGE divulgou a pesquisa de produção industrial. Os dados mostraram crescimento de 6% no setor catarinense, a segunda maior alta do país.

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Treinamento em Orleans vai ensinar como vender pela internet

A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Orleans - ACIO e acontece nos dias 26 e 27 de março. As vagas são limitadas.

Mulher é presa por furtar produtos do comércio de Tubarão e Capivari de Baixo

A autora dos crimes ludibriava tags do sistema antifurto das lojas e inseria mercadorias na bolsa