Geral

Comissão aprova projeto que torna obrigatória instalação de câmeras em condomínios urbanos

Proposta prevê monitoramento das áreas comuns, com regras de privacidade e proteção de dados, e ainda será analisada pela CCJ.

Foto: Divulgação

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou em dezembro projeto de lei que obriga condomínios localizados em áreas urbanas a adotarem sistemas de monitoramento por câmeras dos espaços comuns.

Pela proposta, os sistemas serão obrigatórios em condomínios novos ou em construção a partir da vigência da nova lei e em condomínios já existentes quando tecnicamente viável. Havendo dificuldade técnica, o condomínio deverá adotar meios alternativos que assegurem nível de segurança equivalente.

A instalação dos sistemas deverá atender a requisitos mínimos como:

  • armazenamento das imagens por período não inferior a 30 dias;
  • acesso restrito aos registros, limitado ao síndico ou administrador do condomínio;
  • respeito à dignidade, intimidade e privacidade dos condôminos, visitantes e funcionários; e
  • adoção de medidas de segurança da informação e proteção de dados pessoais conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG), ao Projeto de Lei 4204/25, da deputada Carla Dickson (União-RN). Segundo a relatora, a redação original do projeto apresentava imprecisão que poderia comprometer a aplicabilidade das medidas.

“Ao tratar a implementação de forma vaga como ‘progressiva’ e ‘quando possível’, o que poderia gerar insegurança jurídica e dificultar a sua execução”, argumentou a relatora.

Próximas etapas

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.

 

Notícias Relacionadas

Incêndio atinge imóvel da Assistência Social de Criciúma

Fogo começou no hall de entrada e mobilizou o Corpo de Bombeiros na manhã de domingo, dia 18, no bairro Pinheirinho.

Perfumes, chapinhas e Stitch: furto em supermercado de Araranguá termina com abordagem de quatro pessoas

Veículo suspeito foi interceptado em Meleiro com diversos produtos furtados.

Colisão entre duas motocicletas deixa feridos na BR-101, em Pescaria Brava

Acidente ocorreu próximo ao CTG do Preto, no bairro Taquaruçú, e mobilizou bombeiros de Capivari de Baixo e Laguna.

Operação Caronte: MPSC denuncia esquema de fraude e corrupção no serviço funerário de Criciúma

Ação por improbidade aponta manipulação de leis, licitação direcionada e prejuízos aos cofres públicos e a famílias enlutadas.