Política

Comissões da Câmara não emitirão mais pareceres

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Uma decisão anunciada durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (16) da Câmara Municipal, às 19h, pela bancada de vereadores do PMDB, deve abalar a relação entre Legislativo e Executivo do município.

Os vereadores peemedebistas detêm as presidências das duas principais comissões permanentes da Câmara (Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Controle e Orçamento) e decidiram que não emitirão mais nenhum parecer sobre Projeto de Lei que tramitar na Casa, enquanto o chefe do executivo não responder aos cinco Pedidos de Informação que já estão com prazos para respostas vencidos (45 dias) e também não encaminhar os balancetes mensais e o anual de 2013 de prestação de contas da prefeitura ao legislativo.

Segundo o vereador Manoel Leandro Filho, desde que assumiu o comando do município o atual governo não vem encaminhando à Câmara, as prestações de contas, como determina a lei. “Em 2013 não recebemos de nenhum mês e nem o geral no fim do ano. Neste ano também ainda não recebemos os balancetes. Não sei o que querem esconder”, comentou.

Ainda conforme a bancada do PMDB, se até a próxima semana os documentos devidos não forem encaminhados à Câmara, eles deverão acionar a Justiça para que a lei seja cumprida.

Transgás

Depois do anunciou de que a empresa norte-americana Transgás pretende instalar em Santa Catarina, uma indústria que transforma carvão em fertilizante, vários municípios da região carbonífera estão de olho no futuro empreendimento, que pode chegar a R$ 6 bilhões. Lauro Müller é um dos interessados.

Para o vereador Helder Velho, as lideranças políticas e a própria população deveriam se unir para buscar esta empresa para o município. “Temos a maior reserva de carvão do Estado, ou seja, a principal matéria prima que eles vão precisar é encontrada em abundância em nossa cidade, por isso devemos nos unir e lutar para que essa empresa se instale aqui”, destacou o vereador durante manifestação na Tribuna, na sessão desta segunda-feira.

Indicações

Nº 117/2014 do Vereador Manoel Leandro Filho, solicitar a Comissão de Transito que permita estacionamento somente em um lado da via, no trecho da Rua Walter Veterlli, defronte a revenda de veículos Marcelinho Automóveis.

Nº 122/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, colocação de iluminarias na Rua José dos Reis Roque, trecho defronte a residência da senhora Maria Leopoldo Cataneo, no bairro Arizona.

Nº 123/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, patrolar e revestir com areão a estrada geral da Gruta de Rocinha e a travessa que dá acesso as comunidades de Rio Bonito e Palermo, trecho defronte a residência da senhora Maria do Carmo Souza Machado.

Nº 124/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, reforma geral da ponte próximo a Capela de Capivaras Baixa. Justificativa: Esta referida ponte por estar entre dois municípios Lauro Müller/Orleans é muito utilizada pelas pessoas no tráfego deste trecho. E atualmente está colocando em perigo a saúde de quem por ali trafega, pois, os pranchões que dão sustentação a ponte estão soltos. Por isso, pedimos deferimento na urgência do atendimento ao exposto.

Nº 125/2014 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, solicitar à Comissão de Trânsito Municipal a pintura da faixa de estacionamento defronte a Agência do Banco do Brasil, do mesmo molde da pintura defronte a Agência da Caixa Economica Federal de Lauro Müller.Justificativa: Proposição com o mesmo teor já foi aprovada por esta Casa e até o momento não foi atendida e nem ao mesmo esclarecido o motivo do não atendimento. Por isso, estamos retornando com o pedido para que possamos ser atendidos, pois entendemos ser de grande importância para a organização de nosso município.

Nº 126/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, desobstruir a rede de esgoto defronte as propriedades dos senhores Luiz Fontanela e Hilário Fontanela, na estrada geral de Vargem Grande. Justificativa: Este trecho em dias de chuvas fica completamente alagado, escoando toda a água para as propriedades acima citadas. Por isso, pedimos o atendimento com urgência pois este problema esta causando grandes transtornos à estas famílias.

Nº 127/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, desobstruir a rede de esgoto na estrada geral, nas margens esquerda do Rio Tubarão, no bairro Sumaré, trecho próximo a "oficina do vermelho". Justificativa: Esta tubulação está causando transtornos aos moradores e quem por ali trafega, pois o esgoto está a céu aberto, causando mau cheiro e acumulo de insetos, podendo transmitir doenças as pessoas que tem contato ou moram próximo desta tubulação.

Nº 128/2014 do Vereador Ronaldo da Silva, tapar o buraco e reconstruir a rede de esgoto na Rua Emilio Gazola, no bairro Arizona. Justificativa: neste trecho devido a erosão causada pelas intempéries, foi destruída as estruturas que compõem o solo, causando um buraco e mau cheiro por baixo da camada asfáltica, onde dia a dia está aumentando. No  local devido ao problema foi bloqueado parte da Rua com um cavalete, obstruindo assim a passagem dos veículos que por ali trafegam. Pedimos com urgência o atendimento a nossa proposição para que não aconteça mais um acidente grave em nossa comunidade.

Pronunciamentos

A Tribuna foi utilizada pelos vereadores Valmir Cesconetto, Helder Velho e Ema Hofmann Benedet.

Confira no áudio abaixo a sessão desta segunda-feira, na íntegra.