Geral

Comitê de Crise amplia negociações para transporte de remédios, alimentos, insumos e combustíveis

Foto: James Tavares / Secom

O Comitê de Crise do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cigerd decidiu ampliar os contatos com as lideranças dos caminhoneiros em vários pontos de Santa Catarina a partir deste fim de semana. A medida foi adotada em reunião neste sábado, informou o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, que integra o grupo montado pela Defesa Civil no início da semana.

O procedimento tem como objetivo agilizar a liberação de rotas para o transporte de insumos para o tratamento de água potável pela Casan, medicamentos, gás para caldeiras e fogões dos hospitais, combustível para ambulâncias e viaturas, ração para animais, milho e farelo para a produção de ração, disse Alceu de Oliveira. Os integrantes do comitê também fizeram uma avaliação das necessidades de cada setor, em especial das secretarias da Saúde, Agricultura e forças de segurança pública, acrescentou o secretário.

Comitê

O comitê tem realizado reuniões diárias, inclusive com a participação do governador Eduardo Moreira, desde terça-feira (22), no Cigerd junto à Secretaria da Defesa Civil, em Florianópolis. A estrutura faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está implantado em Santa Catarina e conta com Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

O Centro é autossuficiente, funcionando mesmo sem energia elétrica, e foi preparado para manter a comunicação com as 20 regionais da Defesa Civil no Estado. No projeto foram utilizadas as maiores referências em gestão de crises e desastres do mundo. Os exemplos foram adaptados a características e necessidades de Santa Catarina.

Colaboração: Vitor Hugo Louzado / Comunicação Secretaria da Segurança Pública

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

AO VIVO: Tribunal julga Moisés pelo caso dos respiradores

A sessão acontece por videoconferência, devido ao risco apresentado pela pandemia.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE