Geral

Como irmãos invadiram sistema de criptomoeda e roubaram R$ 128 milhões em 12 segundos

Caso foi considerado inédito pelos procuradores do Departamento de Justiça e agentes da Receita Federal americana

Foto: Divulgação

Dois irmãos americanos foram acusados de invadirem o sistema da criptomoeda Ethereum e roubarem o valor equivalente a R$ 128 milhões. O crime, planejado por meses e feito a partir dos computadores dos dois, teria ocorrido no ano passado e foi descoberto por promotores do Departamento de Justiça e agentes do Internal Revenue Service (IRS), equivalente a Receita Federal americana. As informações são de O Globo.

Os irmãos Anton Peraire-Bueno, de 24 anos, e James Peraire-Bueno, de 28, estudaram ciência da computação e matemática em prestigiadas universidades americana. Anton se formou pelo MIT como bacharel em Ciência de Computação e Matemática, já James fez seu mestrado na mesma universidade em Aeronáutica e Astronáutica.

Os conhecimentos prévios dos dois foram utilizados para planejar o roubo relâmpago, que teria levado menos de 12 segundos, e foi configurado como fraude e lavagem de dinheiro. Eles teriam adulterado e manipulado protocolos utilizados no sistema da Ethereum. Os dois foram presos em Boston e Nova York na terça-feira (14).

Os investigadores apontam que a técnica usada pela dupla foi criar seus próprios validadores e substituí-los por outros utilizados no sistema, de forma a enganar operadores que utilizavam “bots” automáticos. Foi assim que eles puderam acessar transações que estavam pendentes e alterar o fluxo para roubar recursos.

Para que o destino do dinheiro não fosse rastreado, eles utilizaram uma “teia” de transações. Empresas de fachada foram criadas, e meses de planejamento e estudo das negociações dos “bots” foram feitos. Também foram utilizadas “exchanges” de criptomoedas para lavagem de recursos obtidos por meio da fraude. De acordo com as autoridades, esse formato de esquema, utilizado pelos irmãos, é inédito.

— Este esquema é novo e nunca havia sido usado antes — afirmou o procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, Damian Williams.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Jovem relata sequestro e violência sexual em Criciúma

Ocorrência envolvendo uma jovem de 22 anos é investigada pela Polícia Civil; recentemente, outro caso de violência sexual foi registrado no bairro Universitário.

Acidente deixa motociclista ferida na Via Rápida

Motocicleta teria colidido na traseira de um caminhão; vítima foi levada ao Hospital São José.

Motociclista fica ferido após colisão na SC-370, em Tubarão

Homem de 30 anos foi socorrido com suspeita de fraturas após possível colisão frontal com uma Iveco Daily.

Carro roubado é abandonado após motor superaquecer durante fuga em Orleans

GM/Astra foi localizado no bairro Samuel Sandrini horas depois de ser levado por um homem armado no bairro Corridas.