Geral

Como professor de SC conquistou bolsa de estudos nos EUA: “Sonho se tornando realidade”

Renan Bussolo Zatta vai estudar seis semanas na Michigan State University

Foto: Divulgação

O professor Renan Bussolo Zatta, de Criciúma, está entre os brasileiros selecionados para estudar com bolsa nos Estados Unidos, pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI). A iniciativa visa melhorar o ensino do idioma nas escolas públicas do Brasil.

— Foi um sonho que está se tornando realidade. Quando comecei a estudar inglês em 2004, sempre tive o sonho de ir para os EUA. Todo professor de inglês quer se aprofundar e conhecer mais sobre a língua, e viver essa experiência de, não só ter contato, mas de aprofundar o conhecimento da língua pelo fato de estudar em uma universidade norte-americana — conta o professor.

A realização do sonho será possível graças a uma parceria entre o governo brasileiro, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Fulbright, ligada ao governo dos EUA. O curso tem duração de seis semanas.

Como é a seleção

O processo seletivo é feito por intermédio das Secretarias de Educação dos estados. Por isso, o primeiro passo é ter o aceite da escola. Depois, é preciso enviar alguns documentos e realizar da prova de proficiência em inglês, que avalia as habilidades de leitura, escrita e audição como língua estrangeira.

Na edição deste ano, 270 professores brasileiros da rede pública foram selecionados para estudar nos Estados Unidos com bolsa no PDPI. O edital contempla cinco educadores de cada estado e do Distrito Federal.

Zatta embarca no fim de junho para estudar na Michigan State University, em Lansing. Professor de inglês da rede pública desde 2011, ele acredita que ser contemplado com a bolsa é um prêmio por seu trabalho como professor.

— A gente tem muitos desafios no ensino de língua inglesa, principalmente na rede pública. Esse programa é um grande reconhecimento de todo nosso esforço como professor de língua inglesa —conclui Zatta.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta