Educação

Como resgatar o amor pela vida

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Partindo de uma frase do livro de Augusto Cury “O Futuro da Humanidade”, quero refletir sobre as lições profundas, pontuais e inesquecíveis que ele nos traz. O autor nos mostra que a vida é o maior de todos os livros, mas é preciso que saibamos entender as entrelinhas, isto é, descobrir o que as palavras querem nos dizer, mas não o dizem claramente.

O homem destrói o ser humano à medida que perde a capacidade de acreditar no seu próximo, dominando pela posse e não pela sabedoria.

As pessoas não creem no futuro, a tecnologia tornou o homem insensível e a ganância é o maior dos males que destruirá todas as gerações. É urgente que os educadores, os políticos, os pais, elaborem novas criaturas, novos seres humanos, uma geração apaixonada pelo futuro.

Os jovens querem que alguém desperte neles a paixão pela vida. Não acreditam em mais nada, porque o mundo que os cerca não lhes dá a esperança que precisam.  

O orgulho, a ganância, a falta de ética, de valores que permeiam a sociedade atual agravam mais a situação do mundo. Contudo, é preciso acreditar na possibilidade de  resgatar a paixão pela vida. Mas como fazê-lo? Existem três maneiras para que isso aconteça:

> Tendo uma sadia relação com a vida: O ser humano que não se apaixona pela vida, não está vivo. Quem não se apaixona por si, não ama ninguém, não tem nada para dar. Apaixonar-se por si é viver em harmonia com o próximo respeitando-o em todos os sentidos,

> Tendo  uma sadia relação com o outro: Nenhum ser humano é igual ao outro, mas todos têm os mesmos direitos e deveres que devem respeitados. Ter sensibilidade e respeitar as individualidades é uma forma de levar uma esperança para a geração do futuro.

> Tendo uma sadia relação de crença: É preciso acreditar que existe uma força maior no universo que nos impulsiona na busca da felicidade. Deus é um só e cada um acredita nele da forma que lhe traz a certeza da presença Dele. Assim, devemos respeitar o pensamento de cada um. O importante é ter certeza que Ele está acima de todas as coisas e quer o bem de todas as  criaturas.

É tão fácil ser feliz e fazer os outros felizes. Depende de cada um!

Notícias Relacionadas

Homem morre oito dias após ser esfaqueado em Braço do Norte

Sandro Nazário, de 45 anos, estava internado desde 4 de setembro, quando foi ferido durante uma briga na comunidade Uruguaia.

Menino morre após se afogar em açude em Içara

Criança foi encontrada por familiares dentro de um açude no fim da tarde deste sábado (12) e levada ao hospital, mas não resistiu.

Fumacense Moisés viaja ao Japão e fica perto de deixar o Santos

Atacante de 30 anos, natural de Morro da Fumaça, negocia empréstimo com o FC Tokyo e corre contra o tempo para concluir a transferência antes do fechamento da janela japonesa.

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em Garopaba

Acidente entre carro e motocicleta aconteceu na SC-434; vítima de 29 anos sofreu traumatismo cranioencefálico grave.