Geral

Compartilhando gentileza pelo voluntariado

Fanpage no Facebook destaca personagens que já ajudam a tornar a vida das pessoas melhor

A campanha Compartilhe Gentileza, idealizada pela da CDL de Criciúma e que conta com apoio dos veículos de comunicação, começa a destacar em sua fanpage no Facebook personagens que já ajudam a tornar a vida das pessoas melhor. Um bom exemplo conhecido na região é o técnico do Instituto Médico Legal (IML) Almir Fernandes.

Voluntário há 30 anos, preside atualmente a Cruz Vermelha, instituição com a qual tem vínculo há 15 anos. “Sendo voluntário acredito que posso ser útil. Meu presente é ver a satisfação das pessoas e saber que pude ajudar alguém”, explica ele.

Vice-presidente no Banco de Olhos de Criciúma e voluntário em outras oito instituições além da Cruz Vermelha, ele acredita que incentiva outras pessoas a doar o tempo em prol do próximo. “Temos muitos anônimos que são jovens, que estão engajados em participar de campanhas, através de iniciativas, e utilizando as redes sociais”, ressalta.

Para ele a cidade comporta mais ações de voluntariado, pois a necessidade é grande e o poder público não dá conta. “Na época de Natal são realizadas muitas campanhas, mas tenho certeza que ainda haverá muitos que ficarão sem receber nada. As pessoas são naturalmente solidárias, o que precisa é ter iniciativa. Às vezes tem gente querendo ajudar e o que falta é oportunidade. A campanha Compartilhe Gentileza pode multiplicar outras boas ações”, assinala.

No final de novembro Almir Fernandes foi contemplado pela CDL com o prêmio Mérito Lojista na categoria especial Compartilhe Gentileza.

Quem quiser contribuir com a campanha e compartilhar histórias inspiradoras de pessoas e ações que já estão melhorando a vida das pessoas pode acessar a fanpage no Facebook pelo endereço www.facebook.com/CurtaGentileza. O intuito da campanha é disseminar boas ações na cidade, estimulando atitudes de educação e cordialidade entre as pessoas. Gestos simples do cotidiano, como ser educado no trânsito, depositar o lixo nas lixeiras, oferecer lugar no ônibus para que alguém mais velho ou com crianças possa sentar, conservar calçadas e praças e cuidar do patrimônio público estão sendo valorizados.

Solange Pierdoná/Alfa Comunicação Empresarial