Clima

Compras de fim de ano deixam comerciantes otimistas

Expectativa é de que o aumento nas vendas chegue a 40% durante o período natalino

A poucos dias do Natal, o corre-corre no comércio começa a se intensificar. A data é a mais importante para o comércio, que se prepara com antecedência para oferecer os mais variados e melhores opções de produtos aos clientes. Exemplo disso é a Bem Calçado, de Içara, que além de ter ampliado o estoque, dobrou o percentual de descontos sobre as vendas à vista e, ainda, aumentou o quadro de funcionários.

Diante destes investimentos, o estabelecimento pretende ter um acréscimo de 40% nas vendas neste período natalino, de acordo com o gerente Jeferson Duarte. “Ampliamos o estoque e o quadro de vendas em 50% cada um. Este investimento é necessário, pois precisamos de mais pares na mesma numeração para os modelos. Quando ampliamos o estoque, consequentemente passamos a atender mais clientes com a mesma numeração”, enfatiza Duarte, acrescentando que a Bem Calçado também dobrou o percentual de desconto sobre as vendas à vista e passou a conceder desconto nas compras no crediário, que podem ser parceladas em até três vezes.

O mix de produtos também é ampliado nesta época. O proprietário da loja Tevah, especializada em moda masculina, Dorvanil Vieira, diz que procura sempre diversificar os produtos para oferecer aos consumidores. “Fizemos isso para atender os mais variados tipos de exigência dos clientes”, observa. Ele espera um incremento de 10% a 15% nas vendas. De acordo com Vieira, para o público masculino, os produtos mais procurados nesta época são camisetas, camisas polo, bermudas e gravatas. “São os itens que mais vendemos para presentes”, fala.

Variado mix de lojas atrai clientes ao Criciúma Shopping

O variado mix de lojas, de atrações e o ambiente climatizado. Estes são alguns dos atrativos que costumam fazer os shoppings centers lotarem de janeiro a dezembro. Mas no fim de ano, esse movimento aumenta. Em Criciúma, no Criciúma Shopping não é diferente. Os corredores, nesta época do ano, ficam cheios, o que faz os lojistas criarem ótimas expectativas. De acordo com o superintendente, Sidnei Godinho, desde a abertura do Natal, o fluxo de pessoas no empreendimento aumentou em 6,89% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Nossa expectativa é de que até o final do mês o nosso crescimento seja de 10%”, fala.

A gerente da loja Anomalia, do Criciúma Shopping, Suelen Borba Martins, está confiante e pronta para receber as pessoas que passarem pelo local. Ela espera um incremento de 40% nas vendas em relação ao mês anterior. Para atrair os clientes, o estabelecimento aposta nas novidades da coleção Primavera-Verão. “Para esta época, nos preocupamos em trazer muitas novidades. Além disso, também ampliamos o quadro de funcionários e convidamos os nossos clientes, por meio de mensagens, a conhecer os novos produtos”, comenta Suelen. A prática, de acordo com ela, tem apresentado resultados tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os antigos.

A proprietária da loja de brinquedos BeBrinque, também do shopping, Bruna Ferreira de Souza, também está otimista. A lojista aposta na variedade de produtos para atrair os compradores. “Duplicamos o nosso estoque para que os clientes encontrem aqui tudo o que procuram para presentear as crianças”, coloca. Outro atrativo é a possibilidade de parcelar a compra acima de R$ 300,00 em até 10 vezes no cartão, sem juros. Para esta época, ela espera vender duas vezes mais em relação ao Dia das Crianças, outra data importante para a loja.

Para atrair as pessoas, o Criciúma Shopping aposta na decoração natalina, na presença diária do Papai e Mamãe Noel e nas atrações especiais. “A decoração de Natal já é tradicional no empreendimento. Como todo ano trazemos novidades, as pessoas gostam de vir para conhecer e também aproveitam para trazer os filhos pra serem fotografados ao lado do Papai e Mamãe Noel. Enquanto passeiam pelo empreendimento, elas conferem o nosso variado mix de lojas e os produtos que oferecem”, frisa a gerente de marketing, Deize Schetz. Outro atrativo nesta época tem sido as apresentações artísticas e culturais, realizadas diariamente.

Colaboração: Amanda Tesman / Ápice Comunicação

[soliloquy id=”101227″]