Geral

Comunidade conta com novos bombeiros comunitários em Orleans e região; VEJA VÍDEO

Formatura contou com a presença de autoridades e familiares dos 16 aprovados no Curso Avançado de Atendimento a Emergência (CAAE) do Pelotão de Orleans.

Foto: Adriano Ghellere/ Portal Sul In Foco

Orleans, Lauro Müller e São Ludgero contam oficialmente com o reforço de 16 novos bombeiros comunitários a partir deste final de semana. A formatura do grupo no Curso Avançado de Atendimento a Emergência (CAAE) aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (10), no 3º Pelotão de Bombeiros Militar, em Orleans.

O novo grupo passou por 30 semanas de curso, entre os meses de setembro de 2016 e fevereiro deste ano. Dos 20 matriculados, cinco desistiram e oito reprovaram. Os novos bombeiros comunitários coordenados pelo soldado Felipe Ávila Figueiredo, atenderão a comunidade em situações de emergência e calamidades públicas.

“Este novo grupo é de extrema importância, pois com este o efetivo ampliado, poderemos realizar atendimentos simultâneos e com toda a técnica necessária. O ideal seria termos um em cada residência. Agentes da comunidade preparados podem contribuir muito no atendimento rápido das emergências”, destaca o comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Orleans, o 2º tenente Henrique José Schuelter Nunes.

A formatura

Junto a familiares e amigos, autoridades municipais acompanharam o ato. Entre eles, os prefeitos de Orleans Jorge Koch, Pedro Barp (em exercício) de Lauro Müller e Volnei Weber de São Ludgero.

Foto: Adriano Ghellere/ Portal Sul In Foco

O paraninfo da turma, o empresário Delton Baggio, parabenizou a todos e inclusive sugeriu que os prefeitos e vereadores criassem uma lei para que outras pessoas apadrinhassem estes profissionais. “É gratificante ser paraninfo desta turma. Fico muito feliz. Fica a ideia proposta aos nossos administradores públicos sobre a criação desta lei de apadrinhamento”, destacou.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, apoiou a iniciativa do incentivo. “É preciso cada vez mais que estes profissionais sejam reconhecidos pela sociedade, sendo parceiro e apadrinhando. Delton Baggio é um exemplo e deve ser seguido. Unir empresários, comerciantes e abraçar esta causa”, destacou Koch, cumprimentando ainda o presidente do CDL de Orleans, Gustavo Lolli.

Já o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, enfatizou o quão foi importante motivar a criação do Corpo de Bombeiros na sua cidade e a vinda dos bombeiros comunitários. “ No início da minha gestão passada, começamos a busca pelo Corpo de Bombeiros que hoje é realidade em nossa cidade. Foi uma das principais obras da nossa cidade aquela sede. Sentimo-nos felizes em oportunizar o serviço a outras cidades. Por isso, parabenizar especialmente esses bombeiros comunitários que se disponibilizam voluntariamente em prol da sociedade”, enfatiza.

Os formados receberam, os certificados de conclusão do curso e fizeram o juramento perante a comunidade. “Está cada vez mais difícil o Estado cumprir com a missão, uma vez que não tem gente. Torcemos para que ninguém se machuque nos batalhões para conseguir atender as ocorrências quando acionados. Vocês serão o nosso alento e o diferencial que a comunidade espera. Por isso vocês são tão importantes”, afirma o Comandante do 8°Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Logo após o pronunciamento, o empresário Delton Baggio descerrou a placa que cede o nome do senhor Basílio Baggio, à 2ª Turma formada no  CAAE de Orleans.

O sonho da carreira militar

No grupo de Bombeiros Comunitários, duas técnicas de segurança com o mesmo sonho: seguir a carreira militar. De Lauro Müller, a jovem de 19 anos, Talia Cambruzzi não quis seguir a carreira política do pai e atual presidente da Câmara de Vereadores, Zeca Cambruzzi. “ Já trabalho na área e me interesso muito pela carreira militar. É uma forma de ter mais conhecimento onde eu atuo, mas a escolha teve como fator importante o desafio”, relata a também acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave em Orleans.

De mãe para filha

Foto: Adriano Ghellere/ Portal Sul In Foco

Acompanhada de quase 30 familiares, a também técnica de segurança no trabalho Juliete Tascke de 26 anos, vai atuar como bombeira comunitária em São Ludgero, cidade onde mora com o marido Ronivon da Silva e a filha Ana Júlia,  de 4 anos de idade. “ Era um sonho desde criança ser bombeira. Recebi um grande apoio da família, em especial do marido e a minha filha também que seguir o mesmo caminho. É muito gratificante”, conta.

A formatura do novos bombeiros comunitários contaram com a presença ainda dos comandantes das Companhias e Pelotões do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, Braço do Norte, Armazém, Laguna e Tubarão.

[soliloquy id=”212024″]

 

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.