Geral

Comunidade de Lombas Pedreiras tranca SC-445 reivindicando rótula

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

Pelo menos 200 pessoas da comunidade de Lombas Pedreiras, de Içara, trancaram o acesso norte e sul em um trecho da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445), para quem vai ao Balneário Rincão, por volta das 13h30min deste sábado. Os moradores protestavam reivindicando uma rótula no trecho, onde é local comum de muitos atropelamentos e acidentes de trânsito.

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara estava no local orientando motoristas para seguirem pelo acesso sul, no Poço Oito. O trânsito no local ficou interrompido por 40 minutos e depois foi liberado.

Falta de sinalização

No trecho da via não há nenhuma lombada física nem faixas de pedestre, apenas uma pequena rótula para a instalação de lombada eletrônica mais à frente, local considerado perigoso pela PMRv. “É uma lombada que é inútil para a segurança tanto de motoristas como pedestres. Em dias de chuva os motoristas têm muita dificuldade em vê-la o que aumenta os riscos”, diz um dos policiais.

O agricultor e morador da comunidade Oscar Inócio Felipe conta que um amigo ainda guarda sequelas de um acidente que sofreu no local. “Faz dois anos, e ele ficou paraplégico. Precisamos fazer alguma coisa”, enaltece.

Via será fechada mais vezes

Conforme o morador Jorge José Custódio, se a reivindicação não for atendida a comunidade voltará a fechar a via em outros sábados. “É muito perigoso, para quem quer atravessar ou quem vem de carro das ruas laterais e querem ter acesso. Já vi pessoas morrendo em frente à minha casa. Temos que reivindicar nossos direitos, queremos mais segurança”, diz.

O vereador içarense Toninho de Mello (PMDB) esteve no local e garantiu aos manifestantes que iria levar uma proposta para a Câmara e pedir uma solução ao secretário de Obras do município, Roque Fernandes. “Vou buscar sensibilizar também o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para que venham discutir a instalação de uma rótula que atenda a todos”, diz.