Geral

Comunidade impede demolição de pousada no Farol de Santa Marta

Foto: Secom Laguna/Notisul

Foto: Secom Laguna/Notisul

Construída há mais de dez anos no Farol de Santa Marta, em Laguna, a Pousada Bela Vista está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Após denúncias de entidades locais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a justiça determinou ontem a demolição da estrutura. Porém, a comunidade se uniu à causa e fez uma manifestação para impedir as máquinas e os caminhões de realizarem o trabalho.

A briga pela demolição já ocorre há alguns anos. A família entrou na justiça para tentar recorrer da decisão, mas o poder judiciário de Laguna negou o pedido. Agora, os moradores estão com o processo na justiça de Porto Alegre (RS) e aguardam um parecer positivo.

De acordo com o coordenador da fiscalização da prefeitura de Laguna, Waldir José de Souza, o fato foi comunicado ao órgão competente. “Vamos aguardar a decisão da justiça”, disse. Novas construções estão proibidas no Farol, apenas casos de reformas são liberados.

“O Farol inteiro é uma APP. Hoje, 50% das construções estão irregulares ou em fase de regularização”, destaca o coordenador. A última casa demolida foi há cinco anos. “Muitos já regularizaram com medidas compensatórias e plano de recuperação ambiental. São mais de 100 processos em fase de investigação somente no Farol. Na Galheta, por exemplo, são mais de 80 casas irregulares”, salienta.

Com informações do Jornal Notisul