Trânsito

Concessão do trecho Sul da BR-101 para a iniciativa privada deve ter licitação em 2017

Concessão do trecho Sul deve ter licitação em 2017

Foto: Divulgação

O edital de licitação para concessão do trecho Sul da BR-101 para a iniciativa privada deve sair ainda neste ano. Segundo a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, o governo federal pretende fazer a concessão de todo o trecho, que vai de Palhoça até a divisa com o Rio Grande do Sul.

Na prática, a medida vai significar a implantação de pontos de pedágio, já que as pistas serão administradas pelo setor privado. No total, serão 348 km de concessão.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT ainda não definiu os locais das praças de pedágio, mas estima um valor em torno de R$ 5 para 50 km.

Antes do lançamento do edital de licitação, serão realizadas audiências públicas com a população para que o projeto seja apresentado.

Conforme a Secretaria de Planejamento do Estado, que atua junto com o governo federal nesse projeto, a concessão da BR-101 Sul visa à melhoria das marginais do trecho. Uma das intenções é que elas tenham as mesmas condições que as pistas principais, para que, com isso, o tráfego local ocorra por elas.

Conforme informações do Jornal Diário do Sul, a duplicação do trecho Sul da BR-101 terminou no ano passado, com a conclusão das obras complementares do túnel do Morro do Formigão e a entrega da ponte Cavalcanti, em Tubarão, que representavam o último gargalo da rodovia.

Notícias Relacionadas

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos

DNIT alerta motoristas para obras de recapeamento na BR-101

Homens e máquinas estarão na pista no trecho entre as cidades de Jaguaruna e Sangão. Durante o trabalho, uma das pistas poderá ser parcialmente interditada.

Líder Atacadista inaugura sua quarta loja nesta sexta-feira, em Tubarão

A proposta do empresário José Carlos Esser, o Cau, é oferecer produtos de varejo com preço de atacado, promovendo economia e fomentando a economia na região.