Geral

Concurso do CDA premia Apae com casa modelo

Prêmio "Projetando o Bem" foi lançado ontem (8)

Foto: Clicatribuna

Foto: Clicatribuna

O Clube de Decoração de Arquitetura (CDA) lançou ontem (8) o primeiro Prêmio CDA de Arquitetura – Projetando o Bem. O objetivo da ação, conforme reportagem do site Clicatribuna, é convidar os arquitetos recém-formados a fazer o projeto de uma casa que servirá para a realização de atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Criciúma. A obra terá quarto, cozinha, banheiro e lavanderia e lá os professores ensinarão aos alunos a serem independentes nas Atividades de Vida Diária (AVDs), como lavar uma louça e arrumar a cama. O terreno é de propriedade da Apae e a construção será custeada pelas empresas associadas ao Clube.

“Esse é um sonho antigo que nós temos, mas não tínhamos condições financeiras de realizar. Os alunos conseguem, mas é preciso a estrutura para ensinar”, comenta a diretora pedagógica da Apae Criciúma, Maria Luciana Vieira.

Dona Lilia Trento Resmini é mãe de Marcilene, de 48 anos, que é aluna da Apae e reconhece o quanto essa casa auxilia na evolução dos especiais. “A minha filha já teve algo parecido, não com toda essa estrutura, mas tinha uma professora que ensinava ela a cozinhar e eu lembro que naquela época ela chegava em casa e queria ajudar. Por isso, quando eu soube desse projeto, fiquei feliz da vida. Eu não vou estar aqui para sempre, é bom que ela aprenda”, afirma Dona Lilia.

A diretora social do CDA, Simone Coelho, conta que o projeto veio ao encontro do objetivo do clube que é de valorizar os novos profissionais, além de ajudar uma entidade social. “É uma forma de dar a chance ao novo arquiteto de mostrar o trabalho dele e alavancar a carreira e, ao mesmo tempo, abraçar uma causa social. Estamos crescendo aos poucos e esse evento já será incluído na nossa agenda”, afirma Simone.

As inscrições começam nesta quinta-feira e seguem até o dia 17 de julho. Para participar é preciso que o arquiteto esteja formado há no máximo dois anos, possuir registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) e efetuar cadastro no CDA. Os três mais bem colocados receberão um prêmio em dinheiro e o primeiro lugar assinará o projeto da casa. Os trabalhos serão julgados por profissionais vencedores da promoção Garagem Premiada, do Clube. Mais informações podem ser obtidas no site www.clubecda.com.br.